Como o futebol mudou o Brasil para sempre

Loja Casual FC
futebol brasileiro
Foto: Freepik

O futebol prova todos os dias que tem um papel bastante importante na sociedade brasileira. Este esporte, que foi introduzido no Brasil no século XIX por migrantes ingleses e holandeses, deixou a sua marca na sociedade em vários aspetos. Mais do que um esporte e uma competição, o futebol é também sinônimo de cultura no Brasil.

Contudo, o futebol é também uma ferramenta política. Pelo que, para infelicidade da maioria, este esporte tem sido usado para manipular a sociedade brasileira. Corrupção e tráfico de influências são alguns dos crimes que relacionam a política com futebol. Como foi que o futebol transformou a identidade do Brasil?

Quem introduziu o futebol no Brasil?

Foi através de migrantes ingleses e holandeses que o Brasil ficou a conhecer, no século XIX, o esporte que hoje é considerado o mais popular. Há, porém, quem defenda que o futebol foi introduzido no Brasil pelo escocês Thomas Donohoe que havia emigrado para o Brasil. Segundo consta, o escocês organizava jogos de futebol em Bangu, nos subúrbios da cidade de Rio de Janeiro. Logo em seguida, no ano de 1902, surge a primeira equipe de futebol precisamente na “Cidade Maravilhosa” — o clube Fluminense.

Um esporte bastante popular

Durante a primeira década do século XX a popularidade do futebol aumentou significativamente. Com o surgimento desta nova tendência deu-se a fundação da Confederação Brasileira de Futebol, no ano de 1914. O talento inato que os brasileiros têm para este esporte revelou-se logo no ano de 1919. A seleção nacional de futebol do Brasil chegara, pela primeira vez, à final do Campeonato Sul-Americano de Futebol.

Onze anos depois, a seleção participa na primeira edição da Copa do Mundo, organizada pela FIFA no Uruguai. O desempenho da seleção não foi espetacular. No entanto, apesar de o Brasil ter vencido a Bolívia, a seleção sofreu várias derrotas frente à Iugoslávia e Espanha.

A revolução no Brasil que decorreu no ano de 1930 marcou o fim da Primeira República, trazendo Getúlio Vargas para o poder. Esta substituição marcou o fim de uma longa oligarquia no poder governativo do Brasil.

A “era dourada” do futebol e a instauração de uma ditadura

No ano de 1950, o Brasil organizou a Copa do Mundo da FIFA que marcou a inauguração do Estádio do Maracanã, também na cidade do Rio. O resultado da partida foi uma desilusão para os adeptos brasileiros. A derrota por 2 – 1 frente ao Uruguai marcou o início de uma era sombria no Brasil. Foi durante este período que o país viu a influência política de Vargas a crescer e a estabelecer-se enquanto ditador.

Todavia, os amantes do futebol sublinham que a “era dourada” do futebol brasileiro aconteceu entre os anos de 1958 e 1970. Foi Pelé quem deu o pontapé de saída da “era dourada” do futebol brasileiro. A sua exibição fantástica na Copa do Mundo na Suécia, em 1958, tornou-o num fenômeno mundial. Esta era ficou marcada por uma série de sucessos que a seleção brasileira de futebol conquistou.

No ano de 1970, o Brasil venceu a Copa do Mundo no México. Numa era marcada por uma ditadura civil, o governo brasileiro passou a utilizar o futebol como um símbolo cultural. De tal modo que o poder militar em vigor durante este período reivindicou o sucesso que a seleção brasileira de futebol obteve nas competições internacionais.

Foi uma era marcada pela convergência de celebrações nacionais, símbolos culturais e poder político. De qualquer modo, nunca ficará esquecido o talento de jogadores como Gérson, Jairzinho e Tostão que até hoje continuam na memória de muitos apaixonados pelo futebol.

Gerson Botafogo cavalieri garotos
Foto: Vítor Silva / Botafogo

A década de 90

Durante a década de 90, o Brasil pôde presenciar uma mudança significativa no paradigma político do seu país. A 15 de março de 1990 o cargo de presidência da república é transferido para Fernando Collor de Mello. No dia 3 de outubro desse mesmo ano acontecem novas eleições legislativas. O resultado dessa votação confere ao Movimento Democrático Brasileiro, um partido centrista, a posição de partido mais influente na política brasileira.

Foi também no ano de 1990 que decorreu a 89.ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol. Nesse mesmo ano, a seleção participou novamente na Copa do Mundo em Itália. Apesar de a seleção brasileira, que fora treinada por Sebastião Lazaroni, ter sido eliminada nos oitavos-de-final, conseguiu manter a sua tradição de passar consecutivamente a fase de grupos desta competição entre nações.

Um novo milênio

Com a entrada de um novo milênio, uma nova luz iluminou a política no Brasil. A ascendência do político brasileiro Lula da Silva voltou a trazer esperança ao povo brasileiro. Lula focou-se em atacar a pobreza e em promover a justiça social no Brasil. O programa social “Bolsa Família” fora projetado com o objetivo de ajudar as famílias brasileiras mais carenciadas.

A primeira década deste novo milênio ficou também marcada pelas preocupações ambientais. O combate à desflorestação era uma das principais preocupações do então Presidente Lula da Silva.

No ano de 2002 o futebol brasileiro ficou na memória de muitos pela conquista da Copa do Mundo no Japão. Foi na primeira década do novo milênio que os clubes brasileiros começaram a assistir a um aumento nas suas receitas, refletindo assim a enorme popularidade que o esporte acarreta. Durante este período pudemos também contemplar o magnífico trabalho de jogadores brasileiros como Ronaldo, Roberto Carlos, Lúcio, ou Kaká.

O futebol brasileiro no presente e os seus desafios

Vivemos numa era onde futebol transcende para além daquilo que se passa nas quatro linhas. Com o surgimento das tecnologias de comunicação é possível acompanhar o desempenho das equipes dentro e fora das quatro linhas. O mundo das apostas de futebol online é uma das novidades que este novo milênio nos traz.

São muitos os desafios que o Brasil encontra face às várias adversidades com que se depara nos tempos que correm. O confronto entre a seleção brasileira de futebol e o ex-Presidente Jair Bolsonaro mostra as complexas e tensas relações entre a política e o futebol no Brasil.

A corrupção é, sem qualquer sombra de dúvidas, o maior desafio que o Brasil que tem nas suas mãos. A entrada do Brasil nas BRICS, em 2010, e a reeleição do antigo presidente Lula da Silva traz, mais uma vez, esperança ao Brasil.

Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook

Comentários

Sobre Redação 6233 Artigos
Fogo na Rede é um veículo profissional especializado na cobertura do Botafogo: últimas notícias, jogos e muito mais!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*