Hoje é celebrada uma data muito especial em General Severiano. O Botafogo de Futebol e Regatas nasceu oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942, como resultado da fusão de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club. Ambos tinham suas sedes no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e um triste fato foi o que uniu os dois.
Leia também: Caio Alexandre revela assédio e projeta retorno ao Botafogo: ‘Quem sabe em breve’
No dia 11 de junho de 1942, os dois clubes disputavam uma partida de basquete pelo Campeonato Carioca. Durante o intervalo, o jogador Albano, do Botafogo F.C., caiu em quadra, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Com isso, a partida foi interrompida a dez minutos do final, quando o placar marcava CRB 21x 23 BFC.
Após o velório, o corpo de Albano saiu em cortejo a partir da sede de General Severiano. Quando passava em frente ao Mourisco Mar, o então presidente do C.R.Botafogo, Augusto Frederico Schimidt, disse:
— Comunico nesta hora a Albano que a sua última partida resultou numa nítida vitória. O tempo que resta do jogo interrompido os nossos jogadores não disputarão mais
O então presidente do Botafogo Football Club, Eduardo Góis Trindade, respondeu:
— Nas disputas entre os nossos clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo!
Schimidt então selou a fusão:
— O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?
As mudanças
Com a fusão foram feitas apenas três alterações. A bandeira perdeu o escudo das letras entrelaçadas do BFC e ganhou a estrela do Club de Regatas Botafogo. Além disso, a equipe passou a usar calções pretos e a bandeira ganhou um retângulo preto, com uma estrela branca ao alto.
Nos anos 30, durante a cisão entre amadores e profissionais, o Botafogo conquistou o único tetra Carioca. Atualmente, porém, o Botafogo não utiliza mais essas estrelas complementares, deixando apenas a do escudo e fazendo valer o apelido de Estrela Solitária.
O primeiro título veio seis anos depois, em 1948. Na ocasião, com Carlito Rocha como presidente e o cachorro Biriba como mascote, o Botafogo derrotou o lendário Expresso da Vitória, do Vasco da Gama. Os anos que se seguiram foram marcados por vitórias e ídolos.
Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook
Seja o primeiro a comentar