Contratado sob desconfiança de grande parte da torcida, o volante Luís Oyama foi peça fundamental na construção da tranquila vitória do Botafogo sobre o Remo, pela terceira rodada da Série B. Volante de origem, Oyama arma com a mesma qualidade com a qual desarma.
Não por acaso, aliás, liderou os toques na bola do meio-campo ao longo dos 90 minutos. De acordo com o site “Sofa Score“, a bola passou pelos pés do volante por 59 vezes — só o lateral PV tocou mais na bola na partida. Destas, o volante apresentou 78% no quesito precisão de passes. Nas bolas longas, outra especialidade do jogador, acertou cinco das sete tentativas.
Vale lembrar que a construção ofensiva pelo meio vinha sendo um problema do time de Marcelo Chamusca. Na vitória sobre o Coritiba, por exemplo, o Botafogo usou e abusou de jogadas pelas pontas, como aponta o mapa de calor da partida.
Já contra o Remo, no entanto, o resultado saiu justamente em jogadas construídas por dentro. De acordo com Chamusca, o setor de análise de desempenho do Botafogo teve papel fundamental para estratégia montada para superar o Remo.
— Tem dois pontos em relação a construção das jogadas. Eu sempre treino minhas equipes dentro de uma perspectiva de que temos que ter repertório. Temos que saber jogar pelos dois lados. Quando temos jogadores com a característica do Chay e do Marco Antonio, é importante que a gente force o adversário um pouco por dentro. Por isso precisamos valorizar o setor de análise de desempenho, que nos municiou com informações contra o Remo. Eles mostraram que uma boa parte dos gols que eles tomavam era pelo meio. Os números mostravam isso. Então diríamos que a construção dos gols num setor que a gente vinha utilizando pouco tem sido uma melhora do que pedimos aos jogadores – apontou Chamusca na coletiva.
Craque do jogo
Para Túlio Maravilha, ídolo do Botafogo, Luís Oyama foi o craque da equipe contra o Remo. Após a partida, o ex-atacante enumerou as qualidades do volante que deu início à jogada do primeiro gol da partida.
— O Luís Oyama toma iniciativa. Ele tem habilidade de ver a melhor jogada e não correr risco. Além disso, é um jogador super técnico, rápido, ladrãozinho de bola. Aos quarenta minutos, ele estava marcando em cima. Tecnica e fisicamente está voando. Parabéns ao Luis Oyama! O Chamusca tem um cão de guarda no Botafogo – disse.
Oyama também se destacou defensivamente. Nos duelos pelo chão, por exemplo, ganhou três dos seis disputados. Além disso, fez três interceptações e um desarme.
Na próxima rodada, com Luís Oyama titular, o Botafogo visita o Londrina, quinta, 17, às 19h, pela quarta rodada da Série B. A equipe paranaense é a atual 15ª colocada na competição. Já o Botafogo é o terceiro, com sete pontos.
Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook
Comentários