Todos nós amamos nossos kits em preto e branco, independentemente do design ou nome do patrocinador da marca. Mas você sabia que os jogadores do Botafogo tiveram que usar cores diferentes dessas em diversas ocasiões ao longo da história? Às vezes, era contra a vontade do clube, mas, na maioria das vezes, era feito como um gesto amigável para com o então clube rival.
Camisa Botafogo 2024 (captura de tela youtube.com/@BotafogoTV )
Início
O Botafogo começou a jogar futebol em 1904 vestindo camisas e shorts brancos e meias cor de abóbora, embora seu uniforme principal sempre tenha incluído muitas listras verticais pretas e brancas. Eles começaram a usar a camisa listrada em 1906. Um dos fundadores do clube, Itamar Tavares, que era estudante na Itália e tinha uma queda pela Juventus italiana de Turim, sugeriu que o modelo fosse baseado no deles.
Como a maioria de vocês são fãs fervorosos e já sabem muitas coisas sobre o clube, não vamos incomodá-los muito com informações históricas. Para encurtar a história, as camisas listradas foram usadas inicialmente durante um jogo de exibição contra o Fluminense. O artigo não aborda a história muito mais longa das cores dos shorts e meias e como elas evoluíram. Vamos nos concentrar nas ocasiões em que os jogadores do Botafogo foram impedidos de usar camisas pretas e brancas. Existem nove jogos assim ao longo da história…
Exceções históricas quando jogadores do Botafogo foram obrigados a tirar os uniformes preto e branco
Raramente ao longo de sua existência o Botafogo foi obrigado a usar uniformes não tradicionais, fugindo do tradicional preto e branco. As seguintes são essas:
Botafogo 1 x 3 Americano (amistoso, 1923)
Em 25 de março de 1923, durante uma partida amistosa contra o Americano de Campos (Americano FC), na Rua Prefeito Serzedello Corrêa, no Rio de Janeiro, os jogadores do Botafogo foram obrigados a guardar suas camisas preta e branca pela primeira vez. Nenhum dos lados levou camisas alternativas para o jogo, embora ambos usassem suas típicas camisas listradas em preto e branco como kit principal. O uniforme verde reserva do Andaraí (Andarahy AC), que havia participado de uma das eliminatórias naquele dia, foi usado pelo Botafogo, suposto time anfitrião da partida.
Botafogo 1 x 2 Vasco (amistoso, 1925)
Em 18 de janeiro de 1925, Botafogo e Vasco fizeram um amistoso na Rua General Severiano. O Vasco teve vantagem na escolha das cores das camisas. Eles jogavam como “Combinado Santa Luzia”, vestindo uma camisa preta e branca, enquanto o nosso time era chamado de “Combinado Alvinegro”, vestindo uma camisa azul marinho da Liga Metropolitana.
Botafogo 5 x 1 Engenho de Dentro (Campeonato Carioca, 1933)
Quando nosso time alvinegro jogou contra o Engenho de Dentro (Engenho de Dentro AC) no Campeonato Carioca, oito anos depois (7 de maio de 1933), eles mais uma vez não usaram seu uniforme principal. Conforme noticiado pela mídia na época, o Botafogo usou camisas azuis durante todo o jogo para evitar que suas listras pretas e brancas fossem confundidas com as camisas azuis e brancas listradas verticais do adversário. Outras histórias, no entanto, afirmam que os jogadores do “Glorioso” usavam camisas vermelhas.
Alianza Lima 2 x 0 Botafogo (amistoso, 1960)
Em 22 de maio de 1960, nossa equipe visitou a capital peruana, Lima, para uma partida amistosa contra o Alianza, 11 vezes campeão da Primera División na época. Conforme publicado no Boletim do Botafogo, daquele ano, há uma foto em preto e branco (claro, né?) com a descrição do uniforme do capitão Pampolini, dizendo que ele vestia uma camisa amarela e preta com listras verticais.
Botafogo 1 x 0 Argentina (amistoso, 1968)
Em uma partida tensa em Caracas, Venezuela, em 24 de agosto de 1968, o Botafogo derrotou a seleção argentina (Zé Carlos, do nosso time, e Ostua, do time rival, foram expulsos), que chegou ao torneio com um elenco combinado, na primeira partida do Torneio de Caracas de 1968. Como ambos os times tinham listras verticais em suas camisas, porém de cores diferentes, o árbitro Ivan Barrios insistiu que um deles trocasse de camisa. Jogadores do Botafogo tiraram o uniforme preto e branco do time para vestir um azul e dourado. “O Glorioso” venceu o Troféu Dr. Júlio Bustamante depois de derrotar o Benfica de Portugal por 2-0 no jogo seguinte.
Botafogo 0 x 1 Grêmio (Torneio Roberto Gomes Pedrosa, 1968)
Na primeira fase do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968, jogando contra o Grêmio pela 12ª rodada, no dia 12 de outubro, os jogadores do Botafogo entraram em campo com camisas azuis da então administradora do estádio do Maracanã, a ADEG. Naquela época, o time visitante tinha direito de prioridade na escolha das cores dos uniformes, diferentemente do que acontece hoje.
Botafogo 2 x 1 Paysandu (Campeonato Brasileiro, 1975)
No Brasileirão de 1975, em partida contra o Paysandu-PA (Paysandu SC) válida pela primeira rodada da primeira fase, realizada em 23 de agosto de 1975, o Botafogo jogou novamente com a camisa da administradora do Maracanã, que agora se chamava SUDERJ. Nesta partida, nosso time vestiu camisas amarelas.
Brasil 6 x 1 Vasco/Botafogo (amistoso, 1977)
As camisas usadas pelos jogadores do elenco combinado de Botafogo e Vasco na partida contra a Seleção Brasileira, em 3 de março de 1977, eram todas pretas. Alguns diriam que isso não é um desvio das cores originais do nosso time, mas, como dissemos, listras pretas e brancas são o que consideramos como comparação. A partida no Maracanã serviu como preparação da Seleção para a Copa do Mundo da FIFA do ano que vem, e a seleção do país levou para ela alguns dos melhores jogadores do Botafogo e do Vasco. Vamos dizer que nosso Gil, Nílson Dias e Paulo Cezar Caju jogaram pelo Brasil aqui, não pelo Botafogo.
Juventus 4 x 4 Botafogo (Troféu Teresa Herrera, 1996)
No Troféu Teresa Herrera, na cidade de Coruña (Espanha), o Botafogo disputou a final contra a Juventus vestindo o uniforme do Deportivo, que sediou o torneio no Estádio Riazor. O árbitro da partida considerou a camisa predominantemente preta do Botafogo (que tinha pequenas listras brancas) semelhante à camisa do time italiano que, alegando ser o anfitrião provisório do jogo, não quis trocar de uniforme. Como o Botafogo não tinha outros uniformes, teve que usar os do clube espanhol, que eram azul e branco.
Não se esqueça de apoiar “O Glorioso”
Com o Brasileirão de 2024 chegando ao fim, Palmeiras e Fortaleza são nossos principais concorrentes ao campeonato. O Botafogo mais uma vez mostra seu valor após perder um título que estava praticamente garantido em 2023. Nosso time ainda é o favorito ao troféu e está batalhando muito pelo primeiro lugar no final da temporada.
Podemos determinar os favoritos examinando as probabilidades do Brasileirão oferecidas pelos melhores sites de apostas em Angola. Em outras palavras, quem tem mais chances de ganhar o título? O Botafogo é o favorito mais forte do que os outros dois times no ranking, já que a temporada de 2024 está se aproximando do clímax.
Siga nossas redes: X, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok
Seja o primeiro a comentar