A Procuradoria do STJD arquivou o pedido da Associação Brasileira de Imprensa sobre o slogan utilizado pela torcida “Loucos Pelo Botafogo” no clássico contra o Flamengo. Na ocasião, a organizada utilizou a frase “Antes morto que vermelho” para promover a partida contra o rival, no Nilton Santos.
O slogan é vista pela ABI como adaptação da expressão alemã “Lieber tot als rot”, usado pela rádio Werwolf durante parte do governo nazista alemão.
Além disso, a ABI citava no documento ao STJD o trecho “Amanhã é dia de guerra”. Segundo a entidade, é uma frase de apologia ao ódio, o que também descumpriria o CBJD.
Nota da torcida
Alvo da acusação, a Loucos Pelo Botafogo emitiu nota oficial na última sexta, 8. A organizada nega qualquer alusão ao nazismo.
A Loucos pelo Botafogo é uma das torcidas organizadas que mais fazem pelo clube nas arquibancadas, com músicas criadas que ficaram famosas. Como por exemplo “Ninguém Cala”, “Fogo Olê”, “Não Se Compara”, “Ponha a Alma e o Coração”, entre outras… Não tendo nenhuma punição pelo Ministério Público e pelo BEPE sendo ainda a primeira a implantar nas arquibancadas cariocas o modo Barra Brava de torcer. Sendo inclusive modelo para criação de outras torcidas no Rio de Janeiro com o mesmo estilo festeiro.
Sobre a matéria vinculada no ge.com, onde a Associação Brasileira de Imprensa fez uma denúncia ao STJD para que punissem o Botafogo de Futebol e Regatas por uma frase que não tem conotação política nenhuma. Causou surpresa pela forma como foi veiculada, isto é, sem nenhum tipo de cuidado em buscar e entender a verdade dos fatos junto ao clube ou a torcida organizada, onde sequer fomos procurados, como deve-se nortear o jornalismo sério e imparcial.
Não se pode uma associação com tanto prestígio, principalmente na época de seu presidente Sr. Barbosa Lima Sobrinho, venha a público imputar ao Botafogo e a torcida um crime altamente periculoso como o nazismo. Sem ao menos averiguar de maneira ampla os motivos da postagem. Colocando, assim, em xeque a idoneidade de uma instituição secular como o Botafogo e de uma torcida organizada com 18 anos de existência sem nenhum histórico de violência, sendo engajada em causas sociais provando o seu lugar como uma torcida de paz e de festa.
A torcida informa ainda que teve o cuidado de procurar o presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro – FIERJ, SR. Alberto Klein onde foram debatidos os pontos de vista tanto da federação como da torcida tendo um desfecho extremamente satisfatório entre as partes com sugestões que foram muito bem recebidas pela Loucos.
Assim, aproveitando o ensejo, a Loucos pelo Botafogo convida os membros da ABI, a comunidade judaica bem como os membros da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro para que possam conhecer de perto o trabalho da torcida. Convidando-os, portanto, a participar dos jogos a fim de desfrutar da verdadeira festa feita pela Loucos. Além da torcida se comprometer a organizar visitas de seus membros associados ao Memorial do Holocausto.
Agradecemos o apoio recebido em nossas redes sociais, que só ressalta a nossa credibilidade e nosso compromisso em construir uma arquibancada cada vez melhor.
Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook
Seja o primeiro a comentar