Tiago Nunes admite frustração e aponta jogo determinante para ‘destruição mental’ do Botafogo

Loja Casual FC
botafogo internacional tiago nunes
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em coletiva de imprensa após a derrota do Botafogo para o Internacional, o técnico Tiago Nunes não escondeu a frustração pela quinta posição no Campeonato Brasileiro. Ele lembrou que chegou ao Clube com esperança de conquitar o título, mas fatores, como a ‘destruição mental’ do time, pesaram.

— A minha sensação é de muita frustração porque eu vim pra cá e cheguei com a ilusão de que poderíamos ser campeões, mesmo pegando a equipe na segunda posição. O jogo que culminou na nossa destruição mental foi o jogo do Coritiba. A forma como as coisas sucederam naquele jogo, a gente não conseguiu mais resgatar esse astral do grupo, essa energia para competir contra o Cruzeiro e nem hoje – disse Tiago.

Mais declarações de Tiago Nunes

Cuidados pós-férias

— No primeiro momento, temos que confiar que os nossos jogadores vão ter essa consciência de voltarem num nível bom, no mínimo fisicamente, porque o nosso departamento de saúde já encaminha uma indicação de pré-temporada durante as férias. Eles vão ter um período natural de descanso, mas não podem perder tanto a condição física para se reapresentarem numa condição em que a gente já consiga pular alguma etapa inicial da próxima temporada. A gente chama de pré-temporada, mas é só um retreino, porque a gente volta no dia 7/1 e já joga no dia 17/1 a primeira rodada do carioca.

— Não tem muita pré temporada, é retreinar os jogadores, entender como eles vão chegar, entender como os reforços que vão vir se apresentam para a gente conseguir dar uma identidade o mais rápido possível em cima das características dos jogadores que vamos ter para a próxima temporada. Eu disputei a pré-libertadores este ano com o Sporting Cristal e a gente saiu da fase pré até chegar na fase de grupos e é um torneio muito difícil, são dois mata-matas, você tem que entender com quem você vai jogar. é uma competição bem dura em que a gente vai ter que estar num início já avançado para conseguir competir de uma maneira que consiga ir bem no carioca e ao mesmo tempo ter fôlego para conseguir uma vaga na fase de grupo da Libertadores.

Mentalidade vencedora

— Penso que o perfil de jogadores é importante nesse momento. Mas isso não representa idade, representa experiência em jogadores acostumados a competir nesses momentos de muita pressão. O atual campeão brasileiro é uma equipe que segue uma lógica de perfil de jogadores durante alguns anos, com o mesmo comando técnico. Isso pra nós tem que servir como referencial para a próxima temporada

botafogo internacional victor cuesta
Foto: Vitor Silva/Botafogo

— Para disputar tanto torneio nacional quanto as competições internacionais você tem que ter jogadores que tenham não só força, mas também resistência mental, porque são muitos jogos em uma temporada, são muitos desafios.

Declaração Tiquinho

— Um dos aprendizados que eu venho tenda na vida é que a gente nunca deve falar nada de cabeça muito quente, nem muito alegre e feliz, porque a gente acaba se equivocando na fala. Não estou dizendo que o Tiquinho se equivocou. A gente tem que ter muito cuidado quando interpreta o que um jogador fala na saída do campo porque ele ainda está sendo influenciado pela emoção do jogo. Tenho muito cuidado de cuidar das relações dos jogadores. Mesmo com esse final ruim, esse grupo construiu uma relação interna muito positiva.

– Os resultados da primeira parte do Brasileiro, toda a expectativa que se gerou, trouxe um nível de confiança para todos muito alto. Quando você passa a não ter resultados, existe uma oscilação de relacionamento, de clima, de cobrança. Existem desgastes normais, o futebol nos exige demais nesses momentos. É um grupo saudável, de boas pessoas, com boa intenção. Mesmo quando o desabafo parece negativo, é uma forma de passar uma mensagem que tem uma intenção de tentar mudar, de evoluir, de melhorar.

Recuperação mental

— Primeiro, tendo um período de descanso. Esse descanso acaba sendo fundamental para que você possa parar de respirar futebol e respirar o ambiente que você viveu de maneira tão intensa durante a temporada. Depois disso, as próprias mudanças normais. Isto é, chegada de jogadores, saída de outros, se estabelece através disso novas relações, ajudam em reenergizar a equipe, em revitalizar algumas relações, o comportamento. A minha chegada, por mais que tenha sido há pouco tempo, eu tenho a oportunidade de começar uma temporada já conhecendo um pouco mais dos jogadores.

— A partir desse novo trabalho que se inicia na próxima temporada, os resultados. Vencer, jogar bem, mas vencer. É um outro nível de competição que se inicia no Campeonato Carioca. Você tem que voltar a ter vitórias. Porque as vitórias geram esse ambiente positivo. Você consegue retomar a confiança jogo a jogo. E, a partir daí, consegue realmente reestabelecer um novo perfil de grupo pro restante dos jogos que a gente vai encarar.

Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook

Comentários

About Redação 6507 Articles
Fogo na Rede é um veículo profissional especializado na cobertura do Botafogo: últimas notícias, jogos e muito mais!

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*