O Botafogo e outros 12 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de 2024 não atenderiam aos critérios de fair play financeiro propostpos pela CBF. É o que aponta Rodrigo Capelo, jornalista especializado em finanças do esporte, ao “Estadão”.
A análise considera o campeonato de 2024, com base nos relatórios financeiros divulgados pelos clubes em 2025, referentes ao ano anterior.
Entre os times que estariam de acordo com as normas estão Flamengo, Palmeiras – que arrecadaram mais de R$ 1 bilhão no último ano –, Athletico-PR, Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá (já rebaixados) e Juventude.

No entanto, a matéria ressalta que a simulação não é “perfeita”, já que as demonstrações contábeis não padronizam ou detalham as informações. Um exemplo é o Red Bull Bragantino, que não publica suas demonstrações financeiras completas, mas possivelmente passaria nos critérios estabelecidos.
“O fair play financeiro da CBF tem, sim, o que se espera dele: incentivos à boa administração, à medida que prejuízos, custos e dívidas de curto prazo não poderão superar a capacidade de arrecadação. Restará descobrir se os clubes respeitarão as regras e, caso negativo, se vão sofrer punição. Pelo que se viu em 2024, os dirigentes terão de trabalhar muito“, conclui o texto.
A CBF apresentou o esboço das novas regras de fair play financeiro na última terça-feira, que ainda poderia sofrer modificações até a quinta-feira passada. A entidade vai divulgar a apresentação final em 26 de novembro, em São Paulo, com implementações previstas para 2026.





Comentários