O Botafogo é conhecido como o “time da Estrela Solitária” devido à estrela de cinco pontas. O símbolo está presente no escudo desde os tempos do Club de Regatas Botafogo, fundado em 1894 ³ . Essa estrela representa a Estrela D’Alva (planeta Vênus) que os remadores do clube avistavam brilhando no céu durante os treinos de madrugada na Enseada de Botafogo ¹.

Quando o Botafogo de Futebol e Regatas foi criado em 1942, pela fusão do clube de remo com o Botafogo Football Club, a famosa estrela solitária foi adotada como símbolo também do futebol. ³ Desde então, a estrela branca em fundo preto se tornou a marca registrada do Glorioso, rendendo-lhe o apelido de “clube da Estrela Solitária¹ ³.

Ao longo da história, o escudo do Botafogo passou por algumas modificações, como ajustes nas pontas da estrela e adição de estrelas menores representando títulos ³. Mas a Estrela Solitária sempre esteve presente, brilhando no peito do Glorioso e representando uma torcida apaixonada por seu time.

Ação promocional

Em 2021, o Botafogo promoveu uma ação de Dia das Mães utilizando a força do símbolo da Estrela Solitária. Na ocasião, antes de um clássico contra o Fluminense, os atletas entraram em campo com camisas sem o seu principal símbolo no escudo.

Botafogo Estrela Solitária camisa
Vítor Silva / Botafogo

Segundo a assessoria, o Botafogo se uniu à ONU Mulheres e deu voz a ação #HeforShe, que homenageia as mães que criam seus filhos sozinhos.

“A estrela solitária saiu do escudo para lembrar de outras: as 11,6 milhões de mães que criam seus filhos sozinhas. Estamos com elas”, dizia o comunicado oficial nas redes oficiais do Glorioso.

botafogo estrela solitaria
Reprodução / Botafogo

— O Botafogo faz questão de usar a força da instituição para dar luz a essa importante causa. Essa ação é a forma que encontramos para homenagear as mães nesse dia especial. O futebol é dominado por exemplos de mães solitárias que lideram famílias com muito sacrifício. A nossa campanha vem para ajudar a romper as barreiras existentes – destacou o então presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej.

Em campo, o Botafogo venceu o clássico por 1 a 0, no Maracanã, com gol do volante Alex Santana, de cabeça, aos 26 minutos do segundo tempo.

Siga nossas redes: Twitter, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok