Com gol de Artur aos 15 segundos, o Botafogo venceu a LDU por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos e vai com vantagem mínima para o jogo de volta, quinta, 21, às 19h (de Brasília), em Quito, pelo jogo de volta das oitavas da Libertadores.
Gol relâmpago
Com uma linha de cinco, a LDU chegou ao Nilton Santos sem esconder o objetivo: levar o empate sem gols para a altitude de Quito.
Diante da muralha equatoriana, o Botafogo, imponente, começou mordendo a saída de bola da LDU, roubou com Arthur Cabral e armou o ataque. Alex Telles recebeu na esquerda e achou Artur na área para abrir o placar logo aos 15 segundos. O gol mais rápido desta edição da Libertadores.
O gol desmoronou o plano de Tiago Nunes, que passou a ter que mandar o time pra frente no Nilton Santos lotado. Apesar do ambiente hostil, a LDU cresceu e passou a controlar o jogo. O que parecia uma noite tranquila para os torcedores mudou completamente.
Aos 34, o zagueiro David Ricardo sentiu a posterior da coxa direita e deixou o campo às lágrimas para a entrada de Fernando Marçal, improvisado como zagueiro.
No meio, Marlon Freitas, Danilo e Savarino batiam cabeça e assim ofereciam o setor para os equatorianos, que chegavam cada vez mais no gol de John. Sob o comando de Tiago Nunes, a LDU atropelava fisicamente o Glorioso, diante de uma torcida cada vez mais impaciente.
Na etapa final, a LDU continuou melhor que o Botafogo, mas não conseguiu traduzir o volume ofensivo em gols. O Alvinegro, por outro lado, cresceu fisicamente com as mudanças de Davide Ancelotti, principalmente com Matheus Martins e Nathan Fernandes, mas não conseguiu levar vantagem maior para a altitude de Quito.
FICHA TÉCNICA
Data/horário: 14/08/2025 (Quinta), às 19h
Local: Nilton Santos
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: John Alexander León (COL) e Sebastián Vela (COL)
VAR: David Rodríguez (COL)
Amarelos: Marçal (BOTAFOGO); Richard Mina, Gruezo e Cornejo (LDU)
Vermelhos: –
BOTAFOGO: John; Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo (Marçal) e Alex Telles; Danilo (Allan) e Marlon Freitas; Artur (Joaquín Correa), Savarino (Nathan Fernandes) e Montoro (Matheus Martins); Arthur Cabral. Treinador: Davide Ancelotti.
LDU: Gonzalo Valle; Quintero, Ricardo Adé, Richard Mina (Aimar), Quiñonez e Bryan Ramírez (Erique); Gruezo e Cornejo (Alvarado); Villamíl, Alzugaray (Pastrán) e Medina (Estrada). Treinador: Tiago Nunes
O Botafogo volta a campo contra o Palmeiras, domingo, às 20h30 (de Brasília), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Comentários