Maior competição de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, começa em 2 de janeiro e termina em 25 de janeiro de 2026, data que marca o aniversário da capital paulista.

Serão 128 clubes participantes em 32 sedes distribuídas em 30 cidades. Todas as 255 partidas da Copinha serão transmitidas ao vivo.

O São Paulo é o atual campeão da Copinha e o Corinthians vice. Na edição de 2025, o Botafogo deixou a competição nas oitavas de final ao ser goleado pelo Criciúma por 4 a 2.

apresentacao copinha 2026

 

Jhony Inácio e Diego Soares/Ag. Paulistão

Botafogo na Copinha 2026

Atual campeão da Dallas Cup, do Campeonato Carioca e da Copa Rio Sub-20, o Botafogo chega com moral para a Copinha 2026. O Alvinegro ainda não conquistou a competição de base que abre a temporada e chega à 56ª edição.

O comandante

Ex-técnico do sub-17, Rodrigo Bellão foi promovido ao sub-20 em fevereiro. Desde então, enfileirou conquistas com o Botafogo. O histórico recente da categoria sob o comando do treinador gera grande expectativa para o desempenho da equipe na Copinha.

Até aqui, Bellão comandou o sub-20 do Botafogo em 46 partidas, com 25 vitórias, 9 empates, 12 derrotas — 60,87% de aproveitamento — com 83 gols marcados e 53 sofridos.

rodrigo bellao botafogo campeao carioca sub-20

 

Arthur Barreto/Botafogo

Grupo do Botafogo

O Glorioso conheceu os adversários da edição 2026 nesta terça, 25. O time de Rodrigo Bellão está no Grupo 22, com sede em Taubaté, com o Taubaté, o estreante Águia de Marabá (PA) e o Estrela de Março, atual vice-campeão baiano sub-20.

Na edição de 2022 da Copinha, o Botafogo também disputou a competição na cidade de Taubaté.

botafogo fast copa sao paulo 2025

 

Henrique Lima/Botafogo

+ Os grupos oficiais da Copa São Paulo de Futebol Júnior estão disponíveis no site da Federação Paulista de Futebol (FPF) para consulta.

Sedes

Ao todo são 32 sedes da Copa São Paulo.

Araçatuba, Araraquara, Assis, Bálsamo, Barueri, Brodowski, Cosmópolis, Cravinhos, Embu das Artes, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jaú, Mogi das Cruzes, Osasco, Patrocínio Paulista, Paulínia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, Santana de Parnaíba, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba, Tanabi, Taubaté, Tietê e Votuporanga.

Das 30 cidades-sede desta edição da Copinha, três são inéditas: Araçatuba, Cosmópolis e Patrocínio Paulista. Ao todo, 106 cidades já foram sede de jogos do torneio nessas 56 edições desde 1969.

Regulamento

Assim como nos anos anteriores, as equipes se enfrentam em jogo único dentro dos grupos, classificando as duas mais bem posicionadas às fases de mata-mata. Em caso de empate nestes confrontos diretos, a decisão da vaga se dará sempre em disputas de pênaltis.

Histórico do Botafogo na Copinha

A melhor campanha do Botafogo na competição ocorreu em 1971 quando terminou com o vice-campeonato após perder para o Fluminense por 4 a 3 na decisão.

2012: Botafogo caiu no grupo W, com São José, Americano e Vila Nova, que foi disputado em São José dos Campos. Apesar da quinta melhor campanha na fase inicial, o time caiu para o Vitória na segunda fase numa partida que terminou em 2 x 2, o zagueiro Dória fez os dois gols. Sassá também fez três gols.

2013: Botafogo ficou no grupo O que tinha Taubaté, Santo André e Gama em uma campanha de duas vitórias e um empate em três jogos. Fernandes e Vinicius foram os melhores, cada um com dois gols. Perdeu na segunda fase pro Fortaleza por 2 a 0.

2014: ficou no Grupo X que tinha Grêmio Osasco, Ji Parana, e Rio Branco. Passou em primeiro lugar com sete pontos, com duas vitórias e um empate. Vinícius foi novamente o destaque da Copinha com três gols. Brasília venceu o Botafogo por 3 a 0 na segunda fase.

2015: Grupo G com XV de Piracicaba, São Carlos e Itabaiana, com duas vitórias e um empate. Pela quarta vez seguida, o time caiu na segunda fase. O Botafogo caiu nas penalidades após empatar em 1 a 1. Paulo foi o artilheiro do time com três gols.

2016: Botafogo ficou no grupo 4 e passou novamente em primeiro lugar, com duas vitórias e um empate. O time contava com alguns jogadores que jogaram no profissional, como Ribamar, Rickson e Matheus Fernandes. De novo, o Botafogo foi eliminado na segunda fase, para o Mirassol, por 1 a 0.

2017: Botafogo ficou no grupo 3, com Sergipe, Rio Preto e Alecrim (duas vitórias e um empate). Passou pelo Galo na segunda fase por 3 a 0, pelo novorizontino na terceira fase (1 a 1 e passou nos pênaltis), passou pelo Mirassol nas oitavas por 2 a 1 mas caiu nas quartas para o Batatais (0 a 0 e perdeu nos pênaltis).

2018: Teve o melhor ataque da primeira fase com 13 gols. Passou em primeiro no grupo 13 com 100% de aproveitamento – Capivariano, River e Velo Clube. Caiu na segunda fase para o Desportivo Brasil depois de perder de 2 a 0.

2019: ficou no grupo 9 ao lado de Cuiabá, Francana e Horizonte. O Botafogo terminou a primeira fase em segundo lugar com uma vitória, um empate e uma derrota. Passou pelo Atlântico na terceira fase (2 a 0), América Mineiro na segunda fase (1 a 0) e caiu nas oitavas pro Guarani por 1 a 0.

2020: grupo com Novorizontino, Noroeste e Visão Celeste. Passou em segundo lugar com duas vitórias e um empate. Caiu na terceira fase por 2 a 0 para o Botafogo-SP.

2022: ficou em primeiro em um grupo com Taubaté, Aparecidense e Petrolina, passando com duas vitórias e uma derrota. Na fase mata-mata, deixou São José-RS, Taubaté e Resende para trás em disputas de pênaltis. Caiu para o América-MG nas quartas de final.

2023: Começou com campanha promissora. Liderou com folga o grupo 19 com São Carlos, Pinheirense (PA) e Grêmio São-Carlense. Teve 100% de aproveitamento e eliminou o Lemense na segunda fase ao vencer por 2 a 0. Caiu na terceira fase ao perder para o Red Bull Bragantino por 1 a 0.

2024: Assim como no ano anterior, o Botafogo teve 100% de aproveitamento na fase de grupos contra Tiradentes (PI), Francana (SP) e Rio Claro (SP), mas caiu na fase seguinte ao perder por 2 a 0 para o Grêmio Novorizontino (SP) .

2025: Mais uma vez, o Glorioso avançou com 100% de aproveitamento no grupo 1, que tinha Votuporanguense (SP), Floresta (CE) e Fast Clube (AM). Na segunda fase, bateu o IAPE (MA) por 2 a 1. Na terceira fase, superou a Ponte Preta por 1 a 0, em Votuporanga. Caiu na fase seguinte ao ser derrotado para o Criciúma por 4 a 2.

Maiores campeões da Copinha

     

    Últimas notícias da Copinha: