O técnico Davide Ancelotti comemorou a vitória do Botafogo, com um a menos, sobre o Atlético-MG por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
— Importância da vitória nesse momento é grande porque a gente merecia esses três pontos, essa vitória. Porque passamos por um momento difícil, mas os jogadores não baixaram a cabeça, seguiram trabalhando. Um time com muita adversidade na segunda etapa… teve atitude. Falamos durante a semana a importância de ter atitude na fase defensiva, ajustar melhor os momentos o jogo. Hoje tudo que falamos aconteceu. Enfim, era um jogo que a gente precisava.
Mais respostas de Ancelotti
Avaliação do 1º tempo
— A análise, quando a gente estava 11 contra 11, foi uma primeira etapa muito bloqueada. A gente queria fazer uma pressão com encaixe individual e a gente conseguia jogar muitas vezes com goleiro e depois jogar direto. Mas a gente perdia um pouco a segunda bola, perdia um pouco o duelos e com bola também não tínhamos essa mobilidade, esse ritmo que a gente precisava para gerar oportunidades de gol. Claramente na segunda etapa foi um jogo diferente, mas uma primeira etapa onde o jogo não tinha muito ritmo, acho que o (Atlético) Mineiro também queria um jogo com pouco ritmo porque jogaram na Bolívia e conseguiram baixar um pouco o ritmo do jogo.

— Nossa fase defensiva no bloco médio foi boa na primeira etapa. A ausência de Chris era sentida na hora de sair para fazer a pressão alta. Sem ele só mudava que Vitor Hugo ficava livre, mas ele não pode fazer gol. Acho que nossos corredores laterais mantiveram uma boa proteção do nosso gol e por isso não quis trocar. Acho que o time foi sólido e só troquei quando um jogador ficava cansado e mantendo a mesma estrutura. O que mudou é que sem Ramos não podíamos ser agressivos.
Liberação de Álvaro Montoro para seleção
— Porque, primeiro, é uma decisão do clube, eu tenho que respeitar, e segundo, é um sonho para ele. E nós não vamos manter aqui um jogador que tenha um sonho de jogar com a sua seleção. Então, por isso foi a decisão. Concordo que é um jogador fundamental, que é um jogador que tem o último passe, que tem desequilíbrio sem ter muita velocidade, mas tem desequilíbrio porque tem um contra um. É um jogador que gera perigo, mas, sobretudo, é um jogador que precisa melhorar a fase defensiva. Melhorar a fase defensiva. E ele vai melhorando, com essa atitude ele vai melhorar.
Mudança de postura
— Acho que hoje o que tivemos na grande adversidade foi uma mudança de atitude defensiva. Os dois pontas, Montoro e Santi, tiveram um trabalho fantástico. O ponta tem que trabalhar fechando dentro como fizeram eles. Não acho que temos que mudar muito taticamente. Temos que ter esse tipo de atitude quando defendemos, quando retornamos, quando trocamos de corredor. Acho que jogando juntos com tempo eles vão melhorar. Porque Santi não jogou muito nessa posição, Álvaro também. Tem que melhorar o entendimento tático dele, é um jogador jovem. Acho que é onde pode mais melhorar. Essa atitude ajudou muito taticamente o time.
Desfalques contra o Grêmio
— Agora vamos pensar isso na segunda, amanhã temos um dia de folga, mas vamos pensar nos problemas na segunda. Mas vou te dar uma resposta, vamos fazer com os jogadores que temos, vamos avaliar os jogadores que ficaram cansados também, com o departamento médico e depois vamos ver os treinos. Temos um dia mais para preparar o jogo e depois tomar uma decisão. É verdade que no próximo jogo vamos ter alguns desfalques, mas acho que acostumamos ter bastante desfalques neste momento.
Mudanças contra o Atlético-MG
— Por cansaço. Eu via o Savarino cansado pelo trabalho que tinha que fazer, porque claramente ele marcava dois: um meio-campista, um volante na primeira etapa, já que outro volante estava sendo marcado pelo Chris, e na segunda etapa ele tinha que marcar dois. Ele estava um pouco incomodado com o adutor antes do jogo, não quis arriscar. O Montoro também saiu por cansaço e porque eu precisava fazer uma linha de cinco nos últimos minutos. O Santi também saiu por cansaço.
O Botafogo volta a campo contra o Grêmio, quarta, 24, às 19h30, na Arena do Grêmio, em jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Comentários