Invictas, as Gloriosas ocupam a segunda colocação do Grupo A do Campeonato Brasileiro A2. Em quatro partidas disputadas, somam três vitórias seguidas e um empate por 1 a 1 com o Atlético Mineiro, fora de casa, na estreia da competição.
Na última rodada, diante do Minas Brasília, o Botafogo fez valer o mando de casa e goleou a equipe brasiliense por 4 a 0 no Estádio Nilton Santos. Com dez pontos conquistados, o Glorioso enfrenta o Santos, líder do grupo, também com dez pontos. Confronto direto, portanto, pela liderança e por um passo essencial rumo à classificação para a segunda fase do campeonato.
A goleada no último sábado (17) representou a evolução contínua do trabalho diário realizado com as atletas. O quarto gol da partida, em específico, exemplificou esse progresso. Uma jogada que começou em cobrança de lateral, com participação de sete jogadoras e apenas dez toques na bola até a finalizar com o gol de Júllia Moreira. O treinador Léo Goulart destacou a receptividade do elenco às orientações da comissão técnica e a dedicação coletiva do grupo.
“É um grupo muito receptivo aos comandos que passamos. Seja nos treinos ou nos jogos, elas estão sempre dispostas a ouvir, aprender e corrigir os erros. Certamente é uma equipe com muita atitude, em que todas buscam protagonismo em campo, o que faz toda a diferença na hora de competir”, afirmou Léo.

Outro aspecto importante na campanha alvinegra é o desempenho em jogadas de bola parada. Dos oito gols marcados até o momento, três foram feitos desta maneira. A arma tem se mostrado um diferencial, inclusive no gol decisivo que garantiu a vitória sobre o Avaí/Kindermann, na terceira rodada. O auxiliar técnico responsável pelas bolas paradas, Nicolas Carvalho, comentou sobre a importância estratégica desta jogada.
“Esse resultado de fato é fruto de muito trabalho, treino e, principalmente, da dedicação das atletas. Elas se empenham diariamente, além disso nós também estudamos bastante durante a pré-temporada. Analisamos diversos jogos do Brasileiro A2 e vimos o quanto as bolas paradas podem decidir partidas. Então desde o início do ano, temos reforçado que esse tipo de jogada pode ser determinante. Tanto a favor quanto contra, e por isso focamos intensamente nesse aspecto”, explicou Nicolas.
Planejamento e foco
O Botafogo segue trabalhando forte para manter o ótimo início de temporada, isto é, com treinamentos diários no campo e na academia para as atletas, além de reuniões frequentes entre a diretoria e a comissão técnica para o alinhamento de metas, definição de estratégias táticas e avaliação do desempenho individual e coletivo das jogadoras.
As Gloriosas voltam a campo neste sábado contra o Santos, às 15h, no Estádio Jayme Cintra, em duelo direto pela liderança do Campeonato Brasileiro A2. A partida será transmitida pela Botafogo TV.





Comentários