O zagueiro Bastos ainda não fará sua estreia pelo Botafogo em 2026. Mesmo relacionado para a partida contra o Volta Redonda, na última quarta-feira, o defensor ficará fora do duelo diante do Bangu, neste sábado, às 21h, no Estádio Nilton Santos, pela sequência do Campeonato Carioca.
Sem atuar desde fevereiro de 2025, Bastos segue em controle de carga no retorno de uma grave lesão no joelho e, por isso, não foi relacionado por Martín Anselmi para o compromisso deste fim de semana. Na vitória por 1 a 0 sobre o Volta Redonda, o zagueiro permaneceu no banco de reservas e foi o único jogador de linha que não entrou em campo.
Na ocasião, o treinador argentino optou por escalar Ponte, Barboza e Newton como titulares na linha de três zagueiros, com Marçal sendo acionado no segundo tempo. Para enfrentar o Bangu, Anselmi manterá a formação sem contar com Bastos, que segue em processo de recondicionamento físico.
Um ano afastado dos gramados
Bastos não entra em campo desde o dia 6 de fevereiro de 2025, na partida contra o Nova Iguaçu, ainda pelo Campeonato Carioca. O defensor sofreu uma lesão no joelho esquerdo que acabou se agravando e o afastou do restante da temporada passada.
Inicialmente, o departamento médico do Botafogo indicou a necessidade de cirurgia, mas o jogador optou por um tratamento conservador, acreditando que conseguiria retornar sem o procedimento cirúrgico. Para isso, chegou a assinar um termo de consentimento e seguiu um protocolo alternativo junto ao Núcleo de Saúde e Performance do clube.
Cirurgia e recuperação
Mesmo inscrito para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, em junho, Bastos voltou a sentir o problema durante treinamentos nos Estados Unidos e, então, decidiu realizar a cirurgia. O procedimento foi feito em 2 de julho, em um hospital na Itália, com acompanhamento do médico Tiago Carminatti, especialista em cirurgia de joelho enviado pelo Botafogo.
Na época, a previsão inicial era de retorno aos treinos em cerca de três meses, no início de outubro. O zagueiro permaneceu 50 dias em recuperação na Europa e voltou ao Brasil no fim de agosto. Após nova reavaliação médica no Espaço Lonier, o clube optou por adiar o prazo de retorno.
Desde então, Bastos participou normalmente da pré-temporada de 2026 e chegou a atuar no jogo-treino contra o Audax, mas o clube segue adotando cautela antes de recolocá-lo em partidas oficiais.





Comentários