Maior contratação da história do Botafogo, Danilo chegou ao clube por 22 milhões de euros (cerca de R$ 142,7 milhões na cotação da época) junto ao Nottingham Forest. Nos últimos dias, mergulhado numa crise financeira, o Alvinegro esteve perto de perder o jogador, causa de atrasos em obrigações trabalhistas, de acordo com o “ge” nesta sexta, 23.
O volante acumulava três meses de direitos de imagem em atraso até o início desta semana, embora uma das folhas tenha sido quitada na última terça-feira. Além disso, nenhuma parcela do FGTS havia sido depositada desde a chegada do jogador ao clube, em julho de 2025.
A situação gerou forte incômodo no estafe de Danilo, que alertou o Botafogo sobre o risco real de uma rescisão indireta na Justiça caso as pendências se mantivessem. A legislação trabalhista permite esse tipo de ação quando há atrasos recorrentes em direitos de imagem ou FGTS.

O risco de perder o atleta acelerou a reação interna. Na terça-feira, dirigentes se reuniram com o elenco e prometeram quitar os valores pendentes junto aos salários de fevereiro. O pagamento parcial das dívidas trouxe alívio momentâneo ao jogador e à sua equipe, que sinalizaram não trabalhar, neste momento, com uma saída litigiosa. Ainda assim, o estafe segue monitorando de perto a situação financeira do clube.
Internamente, a falta de clareza sobre o cenário econômico da SAF e o transfer ban imposto pela Fifa aumentam a insegurança quanto à manutenção de um elenco competitivo. Os atrasos recorrentes também geram frustração por divergirem do que foi acordado quando Danilo retornou ao Brasil, em 2025.
Oferecido ao Flamengo
Em setembro de 2025, o Glorioso recusou uma proposta do Fulham de 30 milhões de euros (R$ 191 milhões na cotação da época). Nas últimas semanas, Palmeiras e Zenit fizeram sondagens pela situação do volante, mas sem avanços concretos. Um intermediário também consultou o Flamengo, que descartou o negócio neste momento por priorizar outras posições.
Apesar de não buscar a saída, o Botafogo tende a não dificultar uma negociação caso chegue uma proposta igual ou superior ao valor investido no atleta. Aos 24 anos, Danilo é visto como um ativo estratégico para futuras receitas. Desde sua chegada, soma 17 partidas, com um gol e quatro assistências pelo clube.





Comentários