O Botafogo aparece na relação de clubes com maior lucro em transferências entre 2021 e 2025, conforme levantamento do Observatório do Futebol CIES. O Glorioso está na 45ª colocação, com um saldo positivo de 49 milhões de euros entre vendas e compras, e só fica atrás no futebol brasileiro do Athletico-PR.
O Furacão ocupa a 27ª posição, ao lucrar 76 milhões de euros no período. Já o líder da lista não é nenhum time tradicional, mas o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, com 286 milhões de euros.
Os maiores lucros no futebol brasileiro
Além de Botafogo e Athletico-PR, outros clubes que merecem destaque com saldo positivo nas negociações são Internacional (29 milhões de euros), Palmeiras (17 milhões de euros) e Cuiabá (16 milhões de euros).
Por outro lado, o Flamengo é o único dos 21 brasileiros na lista que apresenta um grande saldo negativo, de 18 milhões de euros. Isso se deve aos elevados investimentos na contratação de jogadores nos últimos anos, superior ao que arrecadou com vendas.

Além do rival, apenas o Coritiba (-1 milhão de euros) e Grêmio (0) não aparecem com lucro.
Como o estudo foi elaborado
O Observatório do Futebol incluiu clubes que obtiveram mais de 10 milhões de euros com transferências e receitas desde 2021. O cálculo ainda inclui revendas e bonificações. Além disso, as negociações só levaram em conta jogadores profissionais e transações definitivas.





Comentários