Nesta sexta-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) comunicou novidades referentes ao uso do VAR no Campeonato Carioca de 2026, após debater com os clubes.
Uma das alterações inclui a interrupção do cronômetro durante as revisões pelo VAR. A Ferj sugeriu que cada time pudesse solicitar dois desafios por partida, mas tal proposta não avançou. Outra ideia proposta pela Ferj foi permitir que cada equipe enviasse um representante para a cabine do VAR, visando aumentar a transparência. No entanto, essa mudança foi rejeitada pela diretoria de arbitragem.
Na reunião, que contou com a presença de representantes de 10 dos 12 times da Série A – Volta Redonda e Portuguesa não compareceram –, Rubens Lopes, presidente da Ferj, expressou críticas sobre o uso atual do VAR.
– Tem determinados jogos que (a sala do VAR) parece botequim. Uma indecisão danada na sala do VAR. Se existe divergência interpretativa tem que valer a do árbitro. É o que penso. Mas não vale o que penso. Essa distorção incomoda não só os clubes, mas aqui também – afirmou Rubinho.
Joel Carli, como coordenador de futebol, representou o Botafogo no encontro. O Glorioso iniciará sua participação no Campeonato Carioca em 14 ou 15 de janeiro, jogando como visitante contra a Portuguesa.

Diretrizes do VAR no Carioca divulgadas pela Ferj:
– O cronômetro do árbitro deverá ser parado em toda e qualquer intervenção do VAR, como por exemplo: em uma Checagem com Impacto ou em uma Revisão (ARA ou Factual). O gestual do árbitro central será o seguinte: levantar o braço e evidenciar que o cronômetro se encontra parado.
– Nos acréscimos, ao final de cada tempo de jogo, não haverá intervenção da cabine do VAR para qualquer manifestação de acréscimos.
– Quando o árbitro estiver na ARA (Área de Revisão), o VAR somente responderá ou liberará novas imagens quando for solicitado pelo árbitro central.
– Está proibido quaisquer diálogos ou debates que envolvam conceitos subjetivos da regra do jogo sobre eventos no campo de jogo.
– Durante o processo de Revisão (ARA ou Factual), está terminantemente proibida a liberação da imagem no telão do estádio antes da decisão final tomada pelo árbitro central.
– Linha de impedimento com 12 centímetros.





Comentários