O Botafogo venceu o Grêmio por 3 a 2, neste sábado, e garantiu a vaga para a Libertadores de 2026. O Alvinegro chegou a abrir 2 a 0 na partida, mas levou sustos e venceu apertado em casa. No primeiro gol dos gaúchos, o goleiro Léo Linck hesitou e permitiu a conclusão de André Henrique [veja o lance abaixo].
Após a partida, o técnico Davide Ancelotti reconheceu que Léo Linck ainda precisa de sequência para evoluir.
— É uma aposta do clube, jogador jovem. É um goleiro novo, que precisa de minutos e está tendo. Enfim, é um processo, goleiro jovem. Então pode acontecer que tenha indecisão, mas o clube o treinador tem confiança nele. Estamos apostando num goleiro jovem que teve que jogar. Perdemos Neto e o John, que era o melhor goleiro da competição. Certamente Linck vai melhorar com experiência.
Mais respostas de Davide Ancelotti
Sete jogos de invencibilidade
— Essa sequência passa seguramente pela fase defensiva que no último jogo não foi tão boa. Não conseguimos manter o time tanto junto. Hoje trabalharam mais na fase defensiva. Esse time sabe jogar bem começando pela fase defensiva, e hoje mostrou essa força que o time tem.
Experiência como treinador
— Eu estou desfrutando. Como primeiro treinador, sei que é sempre culpa minha. Mas eu já sabia disso antes de começar. Estou vivendo disso, mas estou desfrutando. Honestamente, é um trabalho que gosto, um ambiente gosto, um time que gosto e espero seguir aqui muito tempo.
Arthur Cabral
— Tem confiança do treinador. Está tendo problema físico e o gol vai chegar. Ele precisa fazer um gol e depois vai dar certo.
Artur
– Artur é um jogador importante. Hoje, acho que fez seu melhor jogo. Saiu porque tinha só uma janela (de substituição), teve que sair. Ele saiu do time (titular) porque Santi Rodríguez estava jogando muito bem e não desistiu. É um profissional exemplar, uma pessoa que dentro do grupo é fundamental. É um bom jogador. Seguiu trabalhando, eu passei a minha confiança no momento mais difícil, quando ele não jogava. Seguiu treinando e se comportando de maneira exemplar. É um jogador para quem só faltava um pouco de finalização. Ultimamente, está com mais confiança. O que muitas vezes acontece com um pouco de paciência e confiança é que os jogadores desbloqueiam. Nesse momento, está acontecendo isso com ele.
Planejamento para 2026
– O planejamento já estamos começando. Temos pouco tempo, mas é uma pergunta para o clube e seguramente estamos juntos nesse processo. Primeiro que parabenizar o sub-20 por ter sido campeão carioca. Temos jogadores importantes que já treinaram conosco. Alguns nomes, como Marquinhos, que está treinando conosco, Cauã Zappellini, um jogador que já treinou conosco, Kadu Santos, Gabriel Abdias, tem vários garotos e tem qualidade. Então seguramente vamos começar o próximo ano com jogadores da sub-20 no elenco do time profissional.
Kadir titular
– Falei com ele que agora ele está como se fosse um apaixonado pela sua primeira namorada. É tudo maravilhoso, mas é um trabalho difícil. Precisa de constância e da vivência de momentos mais duros. Hoje, ele viu a realidade da competição. Agora, sabem quem ele é. Jogador potente, físico, forte. Hoje, fez um jogo de muito sacrifício, mas tem que se adaptar a esse nível de competição. Precisa de tempo, paciência, como o Léo (Linck). É um jogador jovem. Não podemos pedir a ele que seja sempre decisivo. Seguramente, é um jovem que se mantiver essa mentalidade que tem agora… Claro que não pode ficar apaixonado como o primeiro dia em dez anos, mas pode ganhar essa constância, seguir e fazer uma carreira boa.
O próximo jogo do Botafogo é contra o Corinthians, domingo, 30, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.





Comentários