Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Fogo na RedeFogo na RedeFogo na Rede
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
    • Notícias do Botafogo
    • Base
    • Futebol Feminino
    • Futsal
    • Basquete
    • Vôlei
    • Skate
    • Taekwondo
    • Resultados Botafogo
  • CODIGOSBONUS
  • Imprensa
Lendo: Fala, Torcedor: Botafogo tem resultado primordial para colar ainda mais no topo
Compartilhe
Font ResizerAa
Fogo na RedeFogo na Rede
  • Home
  • Notícias
  • CODIGOSBONUS
  • Imprensa
Procurar
Já tem uma conta? Cadastrar
Siga-nos
Fogo na Rede > Notícias do Botafogo > Fala, Torcedor: Botafogo tem resultado primordial para colar ainda mais no topo
botafogo
Notícias do Botafogo

Fala, Torcedor: Botafogo tem resultado primordial para colar ainda mais no topo

Atualizado: agosto 16, 2021 12:11
Redação
Publicado: agosto 16, 2021
Compartilhe
Foto: Vítor Silva / Botafogo
Compartilhe
Siga no Google News
Quero receber notícias pelo WhatsApp!
Gustavo Santos*

Placar magro, jogo fraco, mas uma vitória importantíssima. Essa é a melhor forma de definir o triunfo do Botafogo contra o Brasil de Pelotas na noite deste domingo, 15, no Nilton Santos. Mais três pontos garantidos por um 1×0 que certamente até poderia ter sido mais. Não fosse o desleixo da equipe alvinegra e a ruindade da arbitragem brasileira mais uma vez. Apesar de tudo, o resultado foi primordial em um embate em casa contra o lanterna da competição.

O que você vai ler aqui:
  • O gol
  • Sofrimento final desnecessário
  • Erros escandalosos da arbitragem
  • Faltam 12 vitórias

O panorama do primeiro tempo se desenhou com o Botafogo iniciando a partida tendo mais posse e mais controle do jogo. Mas isso durou apenas três minutos. Após a primeira grande retomada de bola da equipe do Brasil de Pelotas, o desenho tático que todos esperavam antes da bola rolar mudou completamente. Apesar de novamente o Alvinegro apresentar uma marcação em bloco alto, dessa vez houve uma pressão sem intensidade na saída de bola. Com isso, os gaúchos tiveram uma tranquilidade e facilidade maior para saírem jogando.

O rival tentou impor velocidade nas jogadas rápidas, especialmente pelos lados, aproveitando o erro do Botafogo e saindo no contra-ataque. Por isso, diversos espaços foram deixados pelo adversário, só que pouco explorados pelo Glorioso. A equipe teve problemas para retomar a bola e reter a posse por muito tempo (45% x 55%) em mais um jogo pegado, com 16 faltas para cada lado. Além disso, também foi muito apertada na saída de bola. Desta forma, o time de Enderson Moreira sofreu em alguns momentos. Ainda assim, conseguiu realizar trocas de passes rápidas e com qualidade em outros.

Leia também

Botafogo chega a acordo verbal com volante Zé Lucas, joia do Sport; veja valores
Ythallo aparece no BID e reforça o Botafogo contra o Fluminense no Maracanã
Torcida do Botafogo esgota ingressos de visitante para clássico contra o Fluminense
Plano B: Botafogo mira volante de R$ 86 milhões do Sport para lugar de Medina
Lei do ex? Regularizado, Wallace Davi vira opção no Botafogo contra o Fluminense

O Botafogo teve bastante dificuldade no decorrer de toda a primeira etapa para chegar com qualidade no campo de ataque. O time abusou dos erros de passe – muito devido ao péssimo gramado de nosso estádio. E procurou ao máximo tentar achar Chay, caindo mais pela esquerda, para armar as jogadas com mais qualidade. Vale dizer, aliás, que tivemos um lado direito ofensivo praticamente nulo, com Marco Antônio completamente sumido. De novo.

O gol

No entanto, foi em uma das poucas vezes em que o Botafogo conseguiu explorar com qualidade os espaços cedidos pelo Xavante que saiu o gol da vitória. Aos 37 minutos, Oyama deu um ótimo passe para Pedro Castro, que com liberdade fez o giro e achou de forma precisa Navarro fazendo a infiltração por trás da zaga. O centroavante, cara a cara com o goleiro, teve frieza para ver Carli – voltando a assumir a titularidade – absolutamente livre, que completou para o fundo das redes. Aliás, mais uma assistência para a conta do camisa 9 e um gol merecidíssimo do nosso “xerife”.

https://www.youtube.com/watch?v=GVKh4hf6PrU

Ainda assim, no entanto, o primeiro tempo foi muito abaixo tecnicamente e ambas as equipes praticamente não criaram grandes oportunidades de gol. A outra única chance perigosa foi do Brasil de Pelotas. Em falta boba cometida por Carli na risca da grande área e cobrada para fora por Renatinho aos 46 minutos.

Já no segundo tempo, o Botafogo começou muito melhor que o primeiro, tendo facilidade para tocar a bola no campo de ataque, já que foi mais ofensivo e obteve um controle muito maior do jogo. Com isso, a partida se tornou até fácil, devido a melhora da marcação, a pressão intensa na saída de bola adversária em certos momentos e a busca pelo segundo gol. Faltou à equipe, portanto, acertar as tomadas de decisões no terço final do campo e aproveitar com mais inteligência os espaços cedidos pelo rival.

Sofrimento final desnecessário

Os únicos lances de perigo da segunda etapa vieram em duas cobranças de falta. Uma com Hugo em que a bola desviou na barreira e saiu pela linha de fundo aos 7 minutos. E a outra de Gabriel Terra por cima do gol de Diego Loureiro já aos 51. Esse lance, aliás, retrata um sofrimento desnecessário que tivemos no final da partida. O adversário já estava perdido e praticamente entregue, forçando uma ligação direta sem nenhuma qualidade. A falta dupla de Kanu e Pedro Castro foi completamente sem motivo. Deram sorte que o camisa 8 rubro-negro chutou um pouco acima da meta.

Um fator negativo possível de se observar nos 45 minutos finais foram os espaços no meio cedidos ao Brasil de Pelotas – que tentava acionar rápidos contra-ataques – devido as poucas sobras de bola ganhas pelo Alvinegro no terço final do campo. Mesmo assim, o Brasil não achou espaços na última linha para tentar trocar passes, e quase não entrou dentro da área alvinegra. Outra vez o time se apresentou com linhas compactas e a zaga muito bem postada. Kanu e Carli foram seguros e quase não cometeram erros. Além disso, Daniel Borges e Hugo também tiveram suas funções defensivas de acordo e não comprometeram.

Erros escandalosos da arbitragem

E a arbitragem, como não falar dela? Evitei comentar muito na análise anterior e falar mais sobre o jogo. Mas hoje não tem como. Foram três erros escandalosos que são impossíveis de não ressaltar com mais veemência. O primeiro um pênalti não marcado em puxão de Oliveira em Pedro Castro, no qual o árbitro da partida, o senhor Thiago Luis Scarascati, decidiu ignorar completamente. O segundo e talvez o mais aceitável de todos – já que ainda não temos VAR na Série B – foi o toque de mão de Leandro Camilo durante um bate-rebate na área.

Já a terceira incorreção bisonha mostra muito como os árbitros brasileiros são fracos, despreparados, e amadores. Arthur derrubou Diego Goncalves de frente para o gol, onde sairia cara a cara com o goleiro Matheus Nogueira e teria plenas condições de fazer o domínio da bola. Lances desse tipo estão no manual da arbitragem para sinalização do cartão vermelho. Mas não, o senhor Thiago Luis Scarascati – sim, citarei novamente o nome dele para ajudar com o propósito deste vulgo árbitro não apitar mais jogos do Botafogo – apenas mostrou o cartão amarelo ao zagueiro adversário.

Não é porque ganhamos que está tudo bem e que não devemos reclamar. Três erros capitais em um jogo como esse poderiam e muito ter mudado, de fato, nossa história na competição. Ao menos Eduardo Freeland já se posicionou na coletiva de imprensa após a partida. Que agora, junto com a chegada do VAR no segundo turno, paremos de ser prejudicados na competição. Ainda temos mais um jogo – decisivo e de “seis pontos” – sem o auxílio do árbitro de vídeo na próxima rodada. Isso me dá medo.

Faltam 12 vitórias

Assim seguimos. Quinta vitória em seis jogos e ainda perto do nosso objetivo. Que possamos finalizar o primeiro turno com uma grande e importantíssima vitória contra o Guarani na quarta. Talvez até entrarmos finalmente no G-4, caso uma série de outros resultados aconteçam. Mas vamos continuar fazendo nossa parte. Faltam doze vitórias para garantirmos o retorno à elite.

SAN.

Gustavo Santos, 18: estudante e torcedor do Botafogo do Rio de Janeiro/RJ.


*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Fogo na Rede.

Comentários

André Rizek detona regra da Ferj que obrigou Botafogo a usar titulares contra o Vasco: “Não me conformo”
Botafogo apresenta Wallace Davi e Ythallo nesta terça, no Estádio Nilton Santos
Efeito transfer ban: Medina recua e Botafogo tenta “operação resgate” por volante
Botafogo x Flamengo: Ferj confirma clássico no Nilton Santos; regulamento prevê torcida dividida
Anselmi abre o jogo sobre crise na SAF Botafogo e critica expulsão de Allan contra o Vasco
TagsBotafogoBrasilBrasil de PelotasCarliEduardo FreelandEnderson MoreiraKanuLuis OyamaPedro CastroSérie B
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Printar

Siga o @fogonarede

E saiba tudo sobre o Botafogo!
15KCurtir
22.9KSeguir
11.2KSeguir
27.5KInscreva-se
24KSeguir
Google NewsSeguir

Weekly Newsletter

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]
Popular News
Notícias do Botafogo

Fluminense x Botafogo: parcial de ingressos vendidos para o clássico; veja

Redação
março 24, 2022
Rizek destaca elenco do Botafogo: ‘Botafogo não fica atrás de nenhum outro na América do Sul’
Por dívida de Almada, Botafogo fecha acordo com Atlanta United e evita transfer ban da Fifa
Aproveitamento do Atlético-MG como mandante beira a zona de rebaixamento; Botafogo é líder no quesito
Analista destaca atuação abaixo de Allan, do Botafogo, e critica tática de Artur Jorge contra o Juventude
- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar de

Notícias do Botafogo

Expulsos, Allan e Marquinhos desfalcam o Botafogo contra o Flamengo

fevereiro 8, 2026
vasco botafogo alexander barboza
Notícias do Botafogo

Sob temporal, Vasco aproveita expulsão e bate Sub-20 do Botafogo em São Januário

fevereiro 8, 2026
sao januario vasco botafogo
Notícias do Botafogo

Vasco x Botafogo: onde assistir, prováveis escalações e arbitragem

fevereiro 8, 2026
botafogo portuguesa bernardo valim
Notícias do Botafogo

Vasco x Botafogo: Com sub-20, veja a provável escalação do Glorioso para o clássico

fevereiro 7, 2026

Categorias

  • Futebol
  • Futebol feminino
  • Base
  • Futsal
  • Basquete
  • Vôlei
  • Resultados Botafogo

Sobre

Fogo na Rede é um veículo profissional especializado na cobertura do Botafogo: últimas notícias, jogos e muito mais!
Institucional
  • Por que o Botafogo tem esse nome?
  • Por que o Botafogo é conhecido como clube da Estrela Solitária?
  • Hino do Botafogo
  • Escudo do Botafogo
  • A mística da Camisa 7 do Botafogo
  • Manequinho
  • Estatuto do Botafogo
  • Livros sobre o Botafogo
  • Filmes e séries sobre o Botafogo
  • Presidentes do Botafogo
  • Quando o Botafogo virou SAF?
  • Diretoria da SAF Botafogo
  • Notícias John Textor
  • Conselho Fiscal SAF Botafogo
  • Departamento de Futebol
  • Por que chamam Rodrigo Maia de Botafogo?
Futebol
  • Últimas notícias do Botafogo
  • Campeonato Carioca
  • Próximo jogo do Botafogo
  • Mercado da Bola
  • Tabela do Brasileirão da Série A 2026
  • Botafogo na Copinha
  • Tabela da Conmebol Libertadores 2025
  • Copa do Mundo de Clubes
  • Elenco profissional masculino 2025
  • Elenco profissional feminino do Botafogo 2025
  • Goleiros que mais defenderam o Botafogo
  • Botafogo Academy
  • Botafogo Store
Estádio
  • Sobre
  • Shows
  • Ingressos
  • Como chegar
Sedes
  • General Severiano
  • Sacopã
  • Mourisco Mar
  • Sede Campestre
Camisa 7
  • Portal do Sócio-Torcedor
  • SAC
Clube Social
  • Conselho Diretor
  • Conselho Deliberativo
  • Conselho Fiscal
  • Gestão Corporativa
  • Junta de julgamentos e recursos
  • 🔥
  • Contato
  • Imprensa
  • Anuncie
  • Expediente
  • Política de privacidade
© 2019 - 2026 | Fogo na Rede. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário ou email
Senha

Esqueceu a senha?