Mesmo em meio a problemas administrativos, crise societária na SAF e protestos da torcida, o início de trabalho de Martín Anselmi no Botafogo tem gerado sinais positivos dentro de campo. A avaliação é do comentarista Rodrigo Coutinho, após a vitória por 2 a 0 sobre o Bangu, neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Carioca.
Durante o programa “Troca de Passes”, do SporTV, Coutinho destacou a legitimidade das manifestações dos torcedores, mas separou o cenário político-financeiro do rendimento esportivo apresentado pela equipe alvinegra nas primeiras partidas com o elenco principal.
Evolução tática e sinais de organização
Para o comentarista, apesar do recorte inicial da temporada e do nível dos adversários, o Botafogo já demonstra ideias claras de jogo, com funcionamento coletivo que chama atenção.
— O torcedor do Botafogo, com muita razão, percebeu a situação administrativa e financeira e começou a protestar. Isso é absolutamente justo. Mas, dentro de campo, desde que o elenco principal passou a ser utilizado, o que tenho visto me agrada bastante. É claro que é muito início, são adversários de menor nível, mas a proposta de jogo, as ideias e as escolhas de peças têm funcionado e dão um certo alento para o início do Campeonato Brasileiro — analisou Coutinho.

+ Editorial: Por que Martín Anselmi não deve durar no Botafogo
O comentarista também apontou movimentações ofensivas, trocas de posição e ocupação racional dos espaços como fatores que ajudam na circulação da bola e na criação de oportunidades.
— Os setores estão bem ocupados, o jogador com a bola no ataque tem sempre duas ou três opções de passe. Nos dois jogos, o Botafogo poderia ter construído placares maiores. Falta um ajuste fino: às vezes um toque a mais, uma movimentação melhor entendida ou uma finalização precipitada. Isso faz parte do processo — completou.
Testes iniciais e estreia no Brasileiro
Coutinho reconheceu o peso dos adversários enfrentados até aqui, mas ressaltou que fazer o básico com eficiência também precisa ser valorizado.
— Ah, mas foi contra Bangu e Volta Redonda, equipes de menor investimento. Se o time não fizesse isso, seria cobrado. Quando faz, também precisa ser exaltado. Quinta-feira tem Botafogo x Cruzeiro, estreia no Campeonato Brasileiro, e já começa com promessa de ótimo jogo. O indício inicial é muito bom — concluiu.
Barreto destaca mudanças mesmo com limitações no elenco
Apresentador do programa, Marcelo Barreto também elogiou os primeiros sinais deixados pelo Botafogo de Anselmi, especialmente considerando as dificuldades na formação defensiva, causadas por lesões, transfer ban e a saída de David Ricardo.
— É preciso evitar exageros com Estaduais: nem achar que o time está em crise, nem que fará uma temporada brilhante. São indícios. Mas estamos falando de um treinador que chegou há pouco tempo, mudou o jeito de jogar e, em dois jogos, escalou seis zagueiros, sendo apenas um de origem em cada partida. Mesmo assim, já consegue implementar mudanças importantes no campo — avaliou Barreto.
Para o jornalista, mesmo com todas as ressalvas sobre o início de temporada e o nível dos adversários, o Botafogo apresenta sinais consistentes de evolução, o que ajuda a reduzir a pressão esportiva em um momento de grande instabilidade fora das quatro linhas.





Comentários