Patrocinador master do Botafogo tem autorização cassada na Anvisa; entenda

Loja Casual FC
Botafogo Patrocinador Master Anvisa
Foto: Reprodução

Pouco depois de ser anunciado como novo patrocinador master do Botafogo, a QVE Brasil teve sua autorização cassada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto, que promete eliminar 99,9% dos vírus, foi classificado na agência como produto saneante de risco 1 (o mais baixo), em que não há necessidade de comprovação de eficácia e segurança.

Dessa forma, não poderia divulgar tais efeitos, característicos de produtos de risco mais elevado e que necessitam de um processo de autorização mais complexo.

Além do cancelamento, publicado nesta sexta, 23, a QVE Brasil pode ser multada pelo órgão federal, caso prossiga com a divulgação e venda de produto sem registro. O valor da multa pode chegar a R$ 1 milhão e meio. A dosimetria da pena depende do porte da empresa e gravidade, segundo a Lei 6437/77.

O motivo do indeferimento da Anvisa ainda não é público. No entanto, a partir da decisão, qualquer publicidade ou venda do produto são consideradas infrações sanitárias. Cabe recurso.

Decisão oficial da Anvisa. Foto: Reprodução

No anúncio da parceria com o Botafogo, o CEO da QVE, Xavier Marielson, projetou promoções para a torcida do Alvinegro.

— A QVE Brasil está preparando ações e promoções exclusivas para a torcida do Botafogo. Será uma grande parceria – acrescentou Xavier Marielson, CEO da QVE Brasil.

Com a decisão da Anvisa, porém, as ações da empresa não poderão ser feitas sob pena de infração sanitária.

PUBLICIDADE

Conheça a melhor linha retrô do Botafogo e ganhe 10% OFF com cupom FOGONAREDE

Sobre a QVE

Criada em 2020, a QVE diz nascer em resposta aos desafios criados pela Covid-19, com foco em bem-estar, saúde, proteção e segurança. Ainda segundo a empresa, o propósito da QVE é cuidar das pessoas e suas famílias.

Patrocínios na mira da Lei

Curiosamente, o último patrocinador master do Botafogo, o Azeite Royal, também foi alvo da Lei. O empresário Eduardo Giraldes, dono da marca, é acusado de fraude e associação criminosa. Giraldes recorre em liberdade até a decisão da 2ª instância.

Em março, a empresa alegou problemas causados pela paralisação do futebol e encerrou unilateralmente os contratos com os quatro grandes clubes do Rio.

Botafogo Azeite Royal
Azeite Royal, cujo dono é acusado de fraude e associação criminosa, foi patrocinador master do Botafogo.

Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook

Comentários

Sobre Diego Mesquita 1556 Artigos
Botafoguense, 36 anos. Formado em Jornalismo pela FACHA (RJ), trabalhou como assessor de imprensa do Botafogo F.R em 2010. Hoje, é setorista independente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*