Uma reunião realizada em Montevidéu, envolvendo representantes do Botafogo, do Peñarol, da Conmebol e de órgãos públicos do Uruguai, chegou ao fim há pouco tempo. Não houve consenso em relação ao pedido da confederação sul-americana para que o jogo tenha a presença de torcedores visitantes, segundo “O Globo”.
O Ministério do Interior do Uruguai reiterou sua posição de não permitir a entrada de torcedores do Botafogo no estádio Campeón Del Siglo. Assim, a Conmebol orientou as partes a aguardarem uma decisão final, que deve ser anunciada ainda nesta terça-feira: a partida poderá ocorrer com portões fechados ou ter seu local alterado.

A reunião, que teve início pela manhã, apenas reforçou as posições já conhecidas. A Conmebol não aceita a ideia de um jogo sem a presença de torcedores visitantes, enquanto o Ministério do Interior continua a recusar essa autorização. O representante do Botafogo insistiu repetidamente que o clube apenas deseja que as regras sejam seguidas. Segundo relatos, o Peñarol afirmou que acatará as determinações das autoridades locais, sem propor soluções de segurança para viabilizar a presença de ambas as torcidas.
Agora, tanto os clubes quanto a federação uruguaia esperam a decisão final da Conmebol, que pretende honrar o que foi anunciado em comunicado na véspera. Dada a incapacidade da federação uruguaia em garantir a segurança e a presença dos torcedores brasileiros, a partida provavelmente será realizada com portões fechados ou em outra sede. Jogar em Buenos Aires, uma cidade próxima a Montevidéu, é uma possibilidade, mas a greve geral de transportes programada para o dia do jogo apresenta um grande obstáculo, já que tanto os transportes locais quanto os voos e barcos que chegam ao país não funcionarão.
Mudança de estádio
Embora seja uma opção menos provável, também existe a possibilidade de que a partida aconteça em outro estádio no Uruguai, permitindo a presença da torcida visitante.
A confusão teve início quando o ministro uruguaio Nicolas Martinelli divulgou um ofício, expressando preocupação com possíveis represálias da torcida do Peñarol após os confrontos ocorridos no Rio de Janeiro na semana passada. Ele solicitou à Federação Uruguaia que a partida, marcada para as 21h30 desta quarta-feira, fosse realizada com torcida única.
Por sua vez, a Conmebol enviou um ofício ao Peñarol exigindo que o clube uruguaio assegurasse a segurança e o acesso dos torcedores do Botafogo. O não cumprimento dessa exigência pode resultar na realização do jogo sem público ou na mudança de local.
Ontem, a CBF também se manifestou, pedindo à Conmebol que permita a presença dos torcedores do Botafogo na partida de volta da semifinal. No documento enviado, a entidade argumentou que a proibição fere o equilíbrio esportivo, a reciprocidade e as regras previamente estabelecidas.
Siga nossas redes: X, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok
Siga nossas redes: X, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok





Comentários