VÍDEO: João Moreira Salles brinca sobre Messi no Botafogo: ‘Se quiser ser banco do Navarro, pode vir’

Loja Casual FC
João Moreira Salles Botafogo
Foto: Reprodução / Valor Econômico

Ilustre torcedor do Botafogo, o documentarista João Moreira Salles brincou sobre a contratação de Messi ao Botafogo. Detentor de uma fortuna superior a R$ 12 bilhões, João disse que o Alvinegro não precisaria do craque argentino, já que tem o atacante Rafael Navarro.

— Não, a gente já tem o Navarro. Se o Messi quiser vir e não sentar na janelinha e ficar no banco, o Messi pode vir – disse em live no último dia 5 no canal do Valor Econômico.

Veja o corte:

João Moreira Salles também aproveitou a pergunta do internauta para comparar a situação atual do Botafogo a do Brasil. De acordo com o documentarista, apesar de rebaixado, o Clube está melhor que o País atualmente.

— O Botafogo, de fato, está mal. Caiu para a segunda divisão. Mas eu tenho essa tese meio maluca de que nada reflete mais o Brasil do que o Botafogo. Isso porque o Brasil também caiu para a Série B e não está bem nela. Está prestes a cair para a Série C. Isto é, o Botafogo está melhor que o Brasil. Porque o Botafogo pelo menos vem de três vitórias – lembrou.

Botafogo reflete o Brasil

Para sustentar o argumento, João traçou o paralelo da gloriosa história do Botafogo com a Era de Ouro da Cultura Nacional.

— Para quem não sabe o que é o Botafogo, é o seguinte. O Botafogo teve seu momento de glória quando o Brasil teve seu momento de glória. Entre 58, 62, 63… período que a gente inventou Cinema Novo, Bossa Nova, Grande Sertão Veredas, Brasília, por exemplo. O Brasil tinha força, ambição, podia fazer coisas grandes e acreditava que podia fazer isso. Esse é o grande momento do Botafogo. Aliás, a gente ganhou a Copa do Mundo, com participação direta de jogadores do Botafogo, tanto 58 quanto 62. E aí o Botafogo, em 68, deprime. Porque o Brasil deprimiu também. Por razões óbvias. E o Botafogo só vai conquistar um título de novo 21 anos depois, em 89. Que é o ano que a gente vota para presidente pela primeira vez. E vai ser campeão Brasileiro a única vez em 95, que é quando a gente resolveu a questão da inflação. Nesse momento faz todo sentido pra mim o Botafogo ter caído para a Série B – garante.

Reconstrução

Responsável pela aquisição do CT do Botafogo, João Moreira Salles revelou como enxerga a reconstrução do Clube.

— Eu acho que você reconstrói o Botafogo de baixo para cima, fazendo com que os meninos que entrarem na base saibam quem foi o Didi, Garrincha, Gerson, Jairzinho. Assim como a garotada que vai para a escola precisa saber quem foi Paulo Freire, Dom Paulo Evaristo Arns, Betinho, João Gilberto, Carlos Drummond de Andrade…

— Eu adoraria ver o Botafogo construir uma base sem nenhuma preocupação em ganhar no time principal. Uma base que aos poucos, de baixo para cima, produza grandes jogadores de futebol, bons brasileiros, capazes de ter ambição de vencer e, de fato, jogar o futebol moderno.

Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook

Comentários

Sobre Redação 6002 Artigos
Fogo na Rede é um veículo profissional especializado na cobertura do Botafogo: últimas notícias, jogos e muito mais!