Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Fogo na RedeFogo na RedeFogo na Rede
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
    • Notícias do Botafogo
    • Base
    • Futebol Feminino
    • Futsal
    • Basquete
    • Vôlei
    • Skate
    • Taekwondo
    • Resultados Botafogo
  • CODIGOSBONUS
  • Imprensa
Lendo: CBF lança Manual de Competições 2026 com proibição de multiclubes; veja o que muda
Compartilhe
Font ResizerAa
Fogo na RedeFogo na Rede
  • Home
  • Notícias
  • CODIGOSBONUS
  • Imprensa
Procurar
Já tem uma conta? Cadastrar
Siga-nos
Fogo na Rede > Notícias do Botafogo > CBF lança Manual de Competições 2026 com proibição de multiclubes; veja o que muda
botafogo cbf campeonato brasileiro
Notícias do Botafogo

CBF lança Manual de Competições 2026 com proibição de multiclubes; veja o que muda

Atualizado: janeiro 28, 2026 09:55
Redação
Publicado: janeiro 28, 2026
Compartilhe
Divulgação/CBF
Compartilhe
Siga no Google News
Quero receber notícias pelo WhatsApp!

A CBF divulgou nesta terça-feira (27) o Manual de Competições da CBF, documento que substitui o atual Regulamento Geral de Competições. O modelo adotado segue estrutura e organização alinhadas às melhores práticas da Fifa e da Conmebol e incorpora sugestões enviadas por clubes e federações estaduais.

O documento buscou simplificar o entendimento das normas contidas no Regulamento Geral de Competições, unificando as regras previstas na Diretriz Técnica e em outros ofícios circulares elaborados pela CBF.

“Trata-se de um movimento de simplificação, padronização e modernização dos nossos instrumentos normativos. O documento pretende causar um impacto imediato para todos os operadores do desporto no país, com características marcantes de inovação, modernidade, rapidez e acessibilidade”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.

Leia também

Botafogo chega a acordo verbal com volante Zé Lucas, joia do Sport; veja valores
Ythallo aparece no BID e reforça o Botafogo contra o Fluminense no Maracanã
Torcida do Botafogo esgota ingressos de visitante para clássico contra o Fluminense
Plano B: Botafogo mira volante de R$ 86 milhões do Sport para lugar de Medina
Lei do ex? Regularizado, Wallace Davi vira opção no Botafogo contra o Fluminense

+ BAIXE O DOCUMENTO OFICIAL AQUI

O que muda

Em seu conteúdo, podemos destacar algumas mudanças substanciais para melhoria e evolução do futebol brasileiro, como as citadas a seguir.

1) Imposição de condições estruturais mínimas para o vestiário das equipes, em linha com o que ocorre no Manual de Clubes da Conmebol.

2) Especificação de condições estruturais e operacionais mínimas para o trabalho da imprensa, detentores de transmissão, da arbitragem e para o recebimento da delegação visitante em linha com o que ocorre no Manual de Clubes da Conmebol.

3) Criação de atribuições específicas dos Oficiais da CBF designados para cada partida, de modo a facilitar a identificação das competências de cada um.

4) Adequações ao Protocolo Antirracismo e às novas disposições do Código Disciplinar da FIFA sobre atos discriminatórios, de reprodução obrigatória para todas as Associações Membro.

5) Criação da regra de vedação à multipropriedade de clubes, se baseando na redação da norma imposta pela UEFA e a presente no Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira, em harmonia com o artigo do Estatuto Social da CBF.

6) Permissão de acesso do treinador e atleta suspenso ao estádio, excluindo as áreas de competição e do campo de jogo, o que está em linha com o disposto pela FIFA e Conmebol.

7) Endurecimento da regra de comunicação de não participação em competição feminina a que o clube esteja classificado, antes da publicação do REC, com possibilidade de sanções administrativas previstas ou suspensão do custeio ao clube dos benefícios (arbitragem, logística com transporte, de qualquer natureza, hospedagem e alimentação, bem como cotas de participação ou outras), sejam competições masculinas, femininas ou categoria de base. Esse artigo busca fortalecer o futebol feminino, impedindo abandonos da categoria e garantindo um desenvolvimento permanente da modalidade.

8) Aumento das exigências com a qualidade do gramado, seja natural ou de grama sintética, em linha com o que é exigido pela Conmebol. Nesse sentido, foi incluída a possibilidade de diligências, inspeções, elaboração de relatórios, advertência em caso de mau estado do gramado ou a possibilidade de retirada da partida do estádio somente no caso de partidas eliminatórias. Em caso de reincidência, a partida poderá ser retirada do estádio e poderá ocorrer a aplicação de sanções administrativas por parte da CBF. Igualmente, foram aumentadas as exigências para os campos de grama sintética, com idêntica possibilidade de retirada da partida e da aplicação de sanções administrativas.

9) Previsão de comparecimento dos clubes aos eventos de gala e cerimônias de premiações realizados pela CBF fora do âmbito das partidas

10) Diminuição do número de equipes de primeira divisão do estadual para reconhecimento do Torneio Seletivo das Federações Estaduais, de 4 para 3, com o escopo de aumentar o fomento do futebol nos Estados e permitir com que as Federações desenvolvam essas competições, considerando, ainda, o aumento do quantitativo de vagas para as competições nacionais e eventuais dificuldades em encontrar interessados em disputar os Torneios Seletivos

11) Alteração da limitação dos dois últimos mandos para três últimos mandos para solicitação de transferência de Estado nas competições de formato eliminatório.

12) Mudança da política de solicitação de ingressos da CBF junto aos clubes, deixando as regras mais claras e estipulando prazos para solicitação, pagamento (se for o caso), além da comercialização destes espaços caso não utilizados.

13) Fixação de uma quantidade específica de ingressos para atendimento aos patrocinadores da CBF/Competições (100 ingressos).

14) Mudança da regra de valor de ingresso ao setor visitante. Antes, por norma prevista no Estatuto do Torcedor (revogado) e no RGC, o ingresso deveria ter valor semelhante ao setor equivalente do estádio, o que causava diferenças na interpretação do conceito de setor equivalente, permitindo, assim, uma cobrança exorbitante ao setor visitante. Sendo assim, foi estipulado o valor máximo do ingresso cobrado ao visitante ao dobro do valor mais barato cobrado ao mandante, desconsiderando-se o valor da meia entrada.

15) Direito do clube visitante adquirir antecipadamente 50% da carga de ingressos disponível ao seu setor junto ao clube mandante. A medida busca permitir com que cada clube estimule e incremente a adoção de políticas no programa de sócio torcedor, pois passam a poder assegurar a presença desses torcedores também fora de seu Estado de origem. No entanto, resta proibida a comercialização destes ingressos pelo visitante em valor superior ao adquirido junto ao mandante.

16) Proporcionar um melhor espetáculo ao torcedor visitante, assegurando que a torcida do Clube tenha o direito a ocupar um setor do estádio que garanta condições adequadas de visibilidade do campo de jogo, sendo vedada qualquer obstrução excessiva ou desproporcional. A instalação de estruturas permanentes ou temporárias no setor destinado à torcida visitante não poderá comprometer, de forma relevante, a visibilidade do espetáculo esportivo.

17) Proibição de acordo entre clubes para a realização de partidas com torcida única entre eles.

18) Tendo em vista a imposição da LGE, com prazo final em junho de 2025, que estipulou a obrigação implementação definitiva do sistema de monitoramento e biometria para os estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas, a CBF incentiva o compartilhamento e parceria do clube mandante com os órgãos de segurança pública referente à presença dos espectadores no estádio identificados pelo sistema de monitoramento ou biometria, de modo a prevenir a violência e cumprir eventuais mandados de prisões em aberto e outros que considerem pertinentes, desde que de acordo com o ordenamento pátrio.

Comentários

André Rizek detona regra da Ferj que obrigou Botafogo a usar titulares contra o Vasco: “Não me conformo”
Botafogo apresenta Wallace Davi e Ythallo nesta terça, no Estádio Nilton Santos
Efeito transfer ban: Medina recua e Botafogo tenta “operação resgate” por volante
Botafogo x Flamengo: Ferj confirma clássico no Nilton Santos; regulamento prevê torcida dividida
Anselmi abre o jogo sobre crise na SAF Botafogo e critica expulsão de Allan contra o Vasco
TagsBotafogoBotafogo de Futebol e RegatasBotafogo Notícias de HojeBotafogo Ultimas NoticiasBotafogo Ultimas Noticias de HojeBotafogo Ultimas Noticias HjCBFNotícias Botafogo
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Printar
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o @fogonarede

E saiba tudo sobre o Botafogo!
15KCurtir
22.9KSeguir
11.2KSeguir
27.5KInscreva-se
24KSeguir
Google NewsSeguir

Weekly Newsletter

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]
Popular News
botafogo fortaleza john textor
Notícias do Botafogo

Vitória judicial: John Textor ganha direito de recorrer em caso de US$ 97 milhões contra Iconic no Reino Unido

Redação FNR
dezembro 8, 2025
Botafogo contrata goleiro Leandro Matheus, ex-Palmeiras, para o time B
Athletico anuncia atacante Matheus Babi, ex-Botafogo
Emiliano admite queda física do Botafogo: ‘Não conseguimos manter o ritmo’
Goleada: comentaristas apostam em vitória do Botafogo sobre o Santos pelo Brasileiro
- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar de

Notícias do Botafogo

Expulsos, Allan e Marquinhos desfalcam o Botafogo contra o Flamengo

fevereiro 8, 2026
vasco botafogo alexander barboza
Notícias do Botafogo

Sob temporal, Vasco aproveita expulsão e bate Sub-20 do Botafogo em São Januário

fevereiro 8, 2026
sao januario vasco botafogo
Notícias do Botafogo

Vasco x Botafogo: onde assistir, prováveis escalações e arbitragem

fevereiro 8, 2026
botafogo portuguesa bernardo valim
Notícias do Botafogo

Vasco x Botafogo: Com sub-20, veja a provável escalação do Glorioso para o clássico

fevereiro 7, 2026

Categorias

  • Futebol
  • Futebol feminino
  • Base
  • Futsal
  • Basquete
  • Vôlei
  • Resultados Botafogo

Sobre

Fogo na Rede é um veículo profissional especializado na cobertura do Botafogo: últimas notícias, jogos e muito mais!
Institucional
  • Por que o Botafogo tem esse nome?
  • Por que o Botafogo é conhecido como clube da Estrela Solitária?
  • Hino do Botafogo
  • Escudo do Botafogo
  • A mística da Camisa 7 do Botafogo
  • Manequinho
  • Estatuto do Botafogo
  • Livros sobre o Botafogo
  • Filmes e séries sobre o Botafogo
  • Presidentes do Botafogo
  • Quando o Botafogo virou SAF?
  • Diretoria da SAF Botafogo
  • Notícias John Textor
  • Conselho Fiscal SAF Botafogo
  • Departamento de Futebol
  • Por que chamam Rodrigo Maia de Botafogo?
Futebol
  • Últimas notícias do Botafogo
  • Campeonato Carioca
  • Próximo jogo do Botafogo
  • Mercado da Bola
  • Tabela do Brasileirão da Série A 2026
  • Botafogo na Copinha
  • Tabela da Conmebol Libertadores 2025
  • Copa do Mundo de Clubes
  • Elenco profissional masculino 2025
  • Elenco profissional feminino do Botafogo 2025
  • Goleiros que mais defenderam o Botafogo
  • Botafogo Academy
  • Botafogo Store
Estádio
  • Sobre
  • Shows
  • Ingressos
  • Como chegar
Sedes
  • General Severiano
  • Sacopã
  • Mourisco Mar
  • Sede Campestre
Camisa 7
  • Portal do Sócio-Torcedor
  • SAC
Clube Social
  • Conselho Diretor
  • Conselho Deliberativo
  • Conselho Fiscal
  • Gestão Corporativa
  • Junta de julgamentos e recursos
  • 🔥
  • Contato
  • Imprensa
  • Anuncie
  • Expediente
  • Política de privacidade
© 2019 - 2026 | Fogo na Rede. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário ou email
Senha

Esqueceu a senha?