Novo técnico do Botafogo, Davide Ancelotti foi apresentado oficialmente nesta segunda, 14, no Estádio Nilton Santos. Em coletiva de imprensa, o italiano, que iniciou o trabalho na vitória do Glorioso sobre o Vasco por 2 a 0, disse que está feliz por conduzir o novo trabalho no clube.
— Agradecer o John pela confiança no nosso trabalho. Muito contente de conhecer a comissão, os jogadores. Tudo foi muito bonito. Muita felicidade – iniciou.

Mais respostas de Davide Ancelotti
Seleção Brasileira
— Eu sou treinador do Botafogo. Minha entrega é para o clube. Só estou comprometido com o clube, até o final da temporada.
Estilo
— Coragem, ambição, paixão, ser um clube diferente… estamos alinhados. Temos que jogar com coragem porque somos um time campeão. E com todos os valores que este clube tão grande representa.
Trajetória como técnico
Muito orgulhoso de ser filho do Carlo [Ancelotti]. Mas agora minha trajetória começa. Sei que tenho que demonstrar, trabalhar duro. Estou aqui hoje pelo meu trabalho. Tenho que demonstrar com resultado e com trabalho, mas a minha trajetória começa hoje. Começou no último jogo e isso vou passo a passo com muita ambição.
Conselhos do pai
— Ele está muito feliz de me ter perto aqui no Rio. Ele pensa como eu. Para começar a minha trajetória, não tem um clube melhor, um lugar melhor.
Português
— Falo português porque tenho capacidade de aprender rápido. Acredito que tenho que fazer isso por respeito ao clube, aos torcedores, profissionais, jogadores. Então me esforço muito para aprender rápido.
Juventude
— Sou jovem, mas tenho muitos anos trabalhando no futebol. É verdade que cheguei semana passada, os profissionais do clube me ajudaram muito. Cláudio Caçapa, os analistas de desempenho. Tenho informações muito boas. Então ser jovem tem a sua coisa positiva e também coisas que… não ter experiência posso cometer erros, mas vou cometê-los para crescer. Todos estão crescendo. Quero crescer ao lado do Botafogo também.
— Meu pai aprendeu que as pessoas são muito importantes. Para mim, também. As relações pessoais são muito importantes. Isso foi o que mais aprendi com meu pai. Quando falei pela primeira vez com o John Textor, não pensei muito. Foi tudo muito rápido. A grandeza do clube, a gana de ganhar, é a mesma que tenho eu. Então sempre muito alinhados. Temos um elenco que preciso conhecer nesses dias e lá vai estar minha concentração, meu foco. Conhecer bem o elenco, preparar da melhor maneira e ganhar os jogos.

Estratégia no clássico
— Contra o Vasco a ideia foi ser agressivo no início, no tiro de meta deles. A gente sabia que de fato era difícil roubar as bolas das equipes do Diniz. Mas era fundamental começar com essa intensidade. Nos treinos, vi que o Nathan Fernandes, por exemplo, tem a possibilidade de ser vertical e achei junto com a comissão que podia ser uma boa mudança. Para o contexto do jogo, tínhamos muito espaço para atacar nas transições. Então ele entrou muito bem, foi muito perigoso.
Métodos
— Comunicação é constante. Vamos trabalhar juntos. Não posso chegar aqui e mudar tudo, até porque tenho respeito pelo trabalho anterior. Certamente precisamos crescer pouco a pouco. Não estou aqui para mudar tudo. Enfim, vamos mudar o que consideramos importante.
O que pesou para fechar com o Botafogo
— Ambição que ouvi nas palavras do John Textor e a possibilidade de ser parte da família do Botafogo, um clube que tem muita história, tradição, ambição. Agradeço aos demais clubes interessados, mas estou muito feliz aqui. Quando o presidente chamou, não tive nenhuma dúvida.
Estreia como auxiliar de treinador de goleiro
— Costumo fazer isso porque sempre sou assistente. Nao tive nenhum problema. Cláudio fez um trabalho excelente. Tivemos uma comunicação constante, mas sempre respeitando porque nao podia ser o primeiro. Não foi nada diferente para mim. Diferente vai ser comandar como primeiro.
Estreia como auxiliar de treinador de goleiro
— Todo treinador fica feliz com a chegada de reforços. Eu estou feliz com o elenco que tenho hoje. A comunicação aqui é constante, mas eu só tenho a aproveitar este elenco. Temos jogadores com qualidade na base também.
Comentários