Felipe Capella faz balanço da pré-temporada do Botafogo: ‘Superpositiva’

Loja Casual FC
Felipe Capella Botafogo
Capella.Treino do Botafogo no Hotel Fazenda China Park. 15 de Janeiro de 2020, Domigos Martins, ES, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo. rImagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
Felipe Capella Botafogo
Felipe Capella comandou a preparação física do Botafogo no China Park.Foto: Vitor Silva/Botafogo.

O Botafogo encerrou, nesta quinta (23), a pré-temporada no China Park, em Domingos Martins, região Serrana do Rio. No total, foram 12 dias e 25 sessões de treino. Segundo o preparador físico Felipe Capella, o saldo da preparação é positivo.

Após a última atividade no local, Capella conversou com a imprensa. O preparador elogiou o período no Espírito Santo e deu um panorama da pré-temporada.

— É uma pré-temporada superpositiva. A gente ter vindo aqui para o China Park faz toda uma diferença. É a primeira oportunidade que eu tenho de fazer uma pré-temporada com uma condição estrutural melhor. É um clima melhor, são os atletas o tempo inteiro sob os nossos olhares, isso faz uma diferença.

Leia outras declarações de Capella

Estratégia de separar dois grupos

— Na verdade isso é uma estratégia que nós adotamos diante do curto período que nós teríamos de pré-temporada. Não sei se eu consigo afirmar, mas esse período de dez dias que a gente teria estrear efetivamente na primeira rodada do campeonato carioca é o menor período de pré-temporada que a gente deve ter tido nos últimos anos. Em 2018 na primeira pré-temporada a gente tinha tido 11 dias, que já tinha sido um tempo extremamente curto. Ano passado a gente teve 16 dias para a estreia. A equipe que estreou teve 14 sessões de treinos.

Quando os jogadores estarão no nível ideal?

— Tem uma individualidade do atleta que a gente precisa respeitar, mas a gente trabalha sempre com o número ideal deles começarem a desempenhar de maneira eficaz a parte física deles em torno de 5 jogos.

Marcos Vinícius

— Ainda não participou efetivamente dos treinos que a gente teve até o momento com o grupo. Hoje que a gente inseriu ele de forma gradativa, tanto que a gente está tendo um cuidado todo especial para que ele possa fazer uma excelente temporada, em termos físicos e técnicos. É um garoto que vai ajudar muito a gente. Vemos muito potencial nele e a gente está tendo esse cuidado de não acelerar nenhum processo por conta da lesão dele. Temos uma previsão inicial de, semana que vem, se tudo certo, ele já estar sendo inserido nesse trabalho junto com o grupo. Ele já está fazendo a transição com o Leandrinho (fisioterapeuta) e está evoluindo de maneira bem positiva. Semana que vem, se tudo der certo, ele será inserido de maneira integral junto com os outros atletas.

Adaptação dos gringos

— O Lecaros está inserido no processo desde o início, é um excelente menino. A gente tem que respeitar esse período de adaptação física, cultural, adaptação da metodologia de treinamento que a gente usa, mas a resposta dele está sendo super positiva. O Federico Barrandeguy se apresentou e se integrou efetivamente no sábado. Ele fez 6 sessões de treinamento específico antes de ser inserido no grupo. Já trabalhou ontem de maneira integral, no período da manhã e no período da tarde e hoje ele fez a terceira sessão de treinamento junto com o grupo. A mesma situação que vale para o Lecaros, vale para ele.

Lecaros vai passar por um trabalho individual?

— A gente já faz as avaliação no primeiro dia pra conseguir definir essas metas. Lecaros é um menino jovem ainda, não precisa nem da avaliação pra ver que ele é um pouco franzino, mas isso a nutrição já está trabalhando em cima, a fisiologia, a preparação física. Ele já conseguiu nesse primeiro momento ter um ganho mínimo ainda, mas teve ganho de massa magra e o processo continuando com certeza ele vai conseguir melhorar nesse aspecto.

Estrutura da pré-temporada

— Avaliação é bem positiva, a gente consegue ver todos muito focados. Vocês conseguem perceber que as sessões de treino do Valentim exigem muito do atleta, no aspecto físico, no aspecto de concentração e o retorno que eles tão dando pra gente é algo muito bom. Eles apresentaram uma condição física satisfatória. Estão evoluindo muito bem e vale eu reforçar que a gente estar aqui no China Park facilita e acelera esse processo. Então também é só elogios aos atletas que chegaram.

PUBLICIDADE

Importância da pré-temporada

— O ganho é da gente dar uma condição e uma base física pros atletas nesse primeiro momento que é fundamental pro restante da temporada. Então é um processo que vai fazer muita diferença lá na frente.

Trabalho especial para os atletas do Rio

— Eles já estão tendo um trabalho diferenciado lá (no Nilton Santos) com a comissão que é comandada pelo Lazaroni e o preparador. Eles já tiveram a oportunidade de fazer dois jogos oficiais, essa equipe aqui não teve, então é uma situação de controle de carga. Eles, infelizmente, não puderam participar desse período. Eles mesmos com apenas 10 dias de pré-temporada conseguiram desempenhar performance física, que ao meu ver foi boa.

Comentários

Sobre Diego Mesquita 1552 Artigos
Botafoguense, 36 anos. Formado em Jornalismo pela FACHA (RJ), trabalhou como assessor de imprensa do Botafogo F.R em 2010. Hoje, é setorista independente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.