A comemoração histórica dos torcedores do Botafogo, após a conquista inédita da Conmebol Libertadores em 2024, estará entre as imagens em destaque na exposição da World Press Photo 2025. O registro, feito pelo fotógrafo brasileiro André Coelho, integra os 42 projetos vencedores da mostra, que serão expostos na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro de 27 de maio a 20 de julho, reunindo histórias marcantes captadas por profissionais de 31 países.
Além de André, outros dois fotógrafos brasileiros estão entre os vencedores da World Press Photo 2025 na América do Sul. Anselmo Cunha venceu na categoria Individual com a foto Aeronave em Pista Inundada, sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Amanda Perobelli venceu em Reportagem com a série As Piores Enchentes do Brasil, registrada em Canoas. André Coelho recebeu prêmio na categoria Individual pela imagem Torcida do Botafogo: Orgulho e Glória, que mostra a celebração do título inédito da Libertadores. O Brasil ainda aparece em projetos internacionais, como Seca no Rio Amazonas, do mexicano Musuk Nolte, e uma imagem do surfista Gabriel Medina, feita pelo francês Jerome Brouillet.
A fotografia, tirada no Estádio Nilton Santos, com mais de 50 mil botafoguenses presentes para assistir à final da Copa Conmebol Libertadores, ficará marcada na história e na memória de muitos torcedores.
Sobre o evento
Exposição: World Press Photo 2025
Local: CAIXA Cultural RJ – Unidade Passeio
Período: 27 de maio a 20 de julho de 2025 Endereço: R. do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro – Próximo à estação Cinelândia do Metrô
Horário de visitação: Terça a sábado: das 10h às 20h / Domingos e feriados: das 11h às 18h.
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos
Mais informações: https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/default.aspx / @caixalculturalrj / tel: (21) 3083-2595 Importante: A exposição terá visitas mediadas com Libras e todas as imagens contarão com audiodescrição.
Comentários