Globo decide rescindir contrato de transmissão do Campeonato Carioca

Loja Casual FC
Globo contrato transmissão Campeonato Carioca
Foto: Vítor Silva / Botafogo

Após a quebra de exclusividade de transmissão do Campeonato Carioca pelo Flamengo, a Globo decidiu rescindir o contrato. Com isso, os jogos desta noite já serão impactados e não serão exibidos. A informação foi publicada primeiro pelo “GloboEsporte.com”.

Em nota, a emissora diz que, apesar da quebra de contrato, manterá os pagamentos previstos para este ano. O Botafogo, inclusive, conta com esta verba para quitar parte dos salários atrasados de jogadores e funcionários.

Leia a nota:

A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora, portanto, rescindiu o contrato que mantinha com a Ferj e com os Clubes. Ainda assim, manterá os pagamentos desta temporada.

Conheça a melhor linha retrô do Botafogo e ganhe 10% OFF com cupom FOGONAREDE

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando da exibição da partida entre Flamengo e Boavista pela FlaTV. Segundo o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Estadual. Vale lembrar que a Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Assim, legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

Globo contrato transmissão Campeonato Carioca
Globo decidiu rescindir contrato de transmissão do Campeonato Carioca. Foto: Vítor Silva / Botafogo

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou, portanto, nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a MP não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Ferj e os Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa.

Leia mais: Moreira Salles entregarão melhor CT do Brasil ao Botafogo, garante empresário

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há décadas e entende a importância do esporte. Por isso, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”

Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook

Comentários

Sobre Diego Mesquita 1552 Artigos
Botafoguense, 36 anos. Formado em Jornalismo pela FACHA (RJ), trabalhou como assessor de imprensa do Botafogo F.R em 2010. Hoje, é setorista independente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.