Sem grande patrocinador master há um ano, Botafogo coleciona promessas

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Rotenberg Botafogo SA
Ricardo Rotenberg apresenta patrocinio da Casa de Apostas no Estadio Nilton Santos. 17 de Maio de 2019, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto: Vitor Silva/Botafogo. Imagem protegida pela Lei do Direito Autoral Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. r

Com a saída da Caixa Econômica Federal do espaço master da camisa, em março de 2019, o Botafogo deixou de arrecadar R$ 10 milhões anuais do antigo patrocinador. Desde então, a propriedade foi ocupada apenas pelo Azeite Royal, que ampliou por curto período o investimento na camisa.

Envolvida em acusações de fraude e associação criminosa, no entanto, a empresa anunciou o encerramento do vínculo com os clubes do Rio sob alegação da pandemia. Desde então, o VP comercial e marketing do Botafogo, Ricardo Rotenberg, acumula promessas nunca cumpridas.

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No final da temporada de 2018, o dirigente recém chegado na função, garantiu patrocínios ‘até no meião’ para aumentar receitas do Clube.

Vamos preencher todo o uniforme com publicidade no ano que vem, 100% preenchido, até no meião. Cada um com seu poder aquisitivo para comprar os espaços, com diversos preços. Acho que quando você usa patrocínio pontual é sinal de que não conseguiu vender tudo. Não vamos precisar usar porque vamos vender todos os nossos espaços, estamos com propostas para todos, inclusive os espaços alternativos eventualmente com a saída da Caixa Econômica – disse ao ‘ge’.

Botafogo patrocínio master
Sem patrocinador, espaço master da camisa do Botafogo segue vazio. Foto: Vítor Silva / Botafogo

Expectativa x realidade

Apesar da promessa, o Botafogo patinou em receita no ano seguinte. Não por acaso, conviveu com salários atrasados durante a temporada e o risco iminente de rebaixamento.

Em julho deste ano, Rotenberg declarou que havia ‘muita gente se aproximando’, inclusive com possibilidade de master. Apesar disso, o Botafogo segue com o espaço nobre da camisa vago.

— Tem um grupo muito interessado, inclusive de se aproximar da empresa no Botafogo. Está negociando patrocínio com possibilidade de master. Tem outra empresa forte de Engenharia que está negociando o patrocínio em outro local da camisa, senão o master. Tem muita gente se aproximando agora que a economia está retomando. Tudo da nossa querida terra, empresários, empresas e investidores brasileiros. Isso nos dá muito orgulho. São brasileiros interessados em patrocinar e fazer parcerias – revelou.

Além disso, segundo Rotenberg, o Clube também planejou iniciar o Brasileiro com um novo patrocinador, o que, novamente, não aconteceu nem mesmo com a chegada de astros internacionais como Keisuke Honda e Salomon Kalou.

— Estamos conversando com algumas empresas, discutindo preços. Não é fácil porque o mercado ficou mais pobre. As empresas empobreceram. Tudo isso faz a coisa ficar mais complexa. Estamos apresentando algumas propostas e tendo respostas boas. Esperamos começar o Campeonato Brasileiro com alguma coisa já estampada. Estamos tentando driblar tudo isso, essa questão da pandemia, para o Botafogo conseguir arrecadar um pouco mais com patrocínios – disse Rotenberg ao ‘GloboEsporte.com’.

Com a propriedade master vazia, a camisa do Botafogo tem estampada os patrocínios da Zinzane, Baterax, Casa de Apostas e Eletromil.

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Foto: Vítor Silva / Botafogo

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Sobre Diego Mesquita 1552 Artigos
Botafoguense, 36 anos. Formado em Jornalismo pela FACHA (RJ), trabalhou como assessor de imprensa do Botafogo F.R em 2010. Hoje, é setorista independente.

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