Em comunicado nesta quarta, 2, o Botafogo confirmou a cirurgia no joelho esquerdo do zagueiro Bastos. Segundo a nota, o prazo de recuperação é de três meses.
Comunicado oficial
O atleta Bastos foi submetido nesta quarta-feira, 2, na Itália, a um procedimento cirúrgico devido a uma lesão crônica complexa no joelho esquerdo. A cirurgia foi um sucesso e o atleta em breve terá alta hospitalar.
Por opção do atleta e autorizado pelo Clube, o procedimento foi conduzido pela equipe do Dr. Mariani. O Departamento Médico do Botafogo, através do Dr. Tiago Carminati, acompanhou a cirurgia. A estimativa dada pela equipe médica é de três meses de recuperação.

Após o procedimento, o próprio Bastos recorreu às redes sociais para tranquilizar familiares e torcedores.
– Tudo correu bem, graças a Deus Elohim! Os meus agradecimentos à equipe médica. Em seguida, à minha família que está sempre presente em todos os momentos. Obrigado ao Botafogo, por ter enviado o médico Tiago Carminatti. Mal posso esperar para voltar a fazer o que mais gosto – escreveu o zagueiro.
A única e última partida de Bastos pelo Alvinegro nesta temporada foi contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca. O zagueiro angolano sentiu logo aos seis minutos e deixou o campo com dores no joelho para dar lugar a Serafim.
Na Copa do Mundo de Clubes, Bastos chegou a integrar a delegação do Botafogo nos Estados Unidos, ficou no banco de reservas como opção, mas não foi utilizado por Renato Paiva. Antes do final da participação do Glorioso na competição, ele voltou a sentir o local e voltou ao Brasil.
Comentários