Fenômeno infantil, Mundo Bita faz alusão ao Botafogo; entenda

Loja Casual FC
Mundo Bita Botafogo
Foto: Reprodução

Criado desprentensioamente para ilustrar o quarto da pequena Anabel, o Mundo Bita nasceu das talentosas mãos do pernambucano Chaps Melo, pai de Anabel e do fenômeno infantil tal qual conhecemos hoje. Batizado com o nome de um craque do Náutico da década de 60, o personagem Bita nasceu rodeado de referências futebolísticas.

Primeiro “Bita” desenhado por Chaps Melo. Foto: Reprodução.

Em entrevista ao Terceiro Tempo, Chaps Melo admitiu a origem do nome do personagem, mas negou que o Bita tenha time.

— Queria um nome fácil para a criançada e que, numa possível internacionalização do produto, fosse fácil de falar. Por isso veio o nome do Bita.

Origem do nome

— Meu pai é um grande torcedor do Náutico e tinha esse jogador, um grande ídolo do hexacampeonato. Meu pai sabia o time inteiro do Náutico nessa época e o craque do time era o Bita. Ele falava muito esse nome na minha casa. Sempre escalava o time do Náutico inteiro. Convivi por muito tempo com esse nome. Na hora, ele veio. Carismático, simpático e a gente adotou. Certamente é uma homenagem ao time do meu pai, meu também, porque herdei dele essa paixão. Mas o personagem em si não é necessariamente alvirrubro.

Leia mais: Cuca garante: ‘Não morro sem ser campeão com o Botafogo’

Hoje, dez anos após o lançamento, o Mundo Bita monopoliza o imaginário infantil. Sucesso na internet, na TV, em teatros e com produtos licenciados, o fenômeno já ganhou até sua versão em espanhol.

Só no canal de YouTube do Bita, são quase 4 milhões de inscritos. O clipe “Fazendinha“, um dos maiores sucessos da turma, foi acessado por 466 milhões de pessoas.

Entre os clipes deste universo lúdico há “Bita e o Futebol“, que prega, segundo a sua própria descrição, uma visão solidária do futebol. Durante o vídeo de 2015, que exalta a Seleção Brasileira, chama atenção o escudo do Botafogo.

Mundo Bita Botafogo
Escudo do Botafogo no clipe do Mundo Bita. Foto: Reprodução

Por isso, o Fogo Na Rede entrou em contato com a assessoria do Mr. Plot, agência responsável pelo Mundo Bita. Com tantas referências à Seleção Brasileira, procuramos entender se seria uma homenagem ao Clube que foi base de três seleções campeãs mundiais e mais cedeu jogadores ao selecionado em Copas do Mundo.

Leia mais: Botafogo S/A desperta interesse em polêmico fundo árabe; entenda

Embora faça evidente alusão ao escudo do Glorioso, reconhecido por sua beleza e simplicidade, em nota, a empresa negou a intencionalidade.

Foi uma coincidência que o símbolo seja similar ao do Botafogo. O designer usou uma estrela e um contorno em formato de escudo. Acabou que ficou bem parecido mesmo. Mas nada intencional.”

Mundo Bita Botafogo
Escudo do Botafogo no clipe do Mundo Bita. Foto: Reprodução

Dado o sucesso no Brasil e no exterior, é natural que o personagem não seja vinculado a um Clube ou torcida. As referências, no entanto, falam por si só.

Assista ao clipe:

Comentários

Sobre Diego Mesquita 1552 Artigos
Botafoguense, 36 anos. Formado em Jornalismo pela FACHA (RJ), trabalhou como assessor de imprensa do Botafogo F.R em 2010. Hoje, é setorista independente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.