O Botafogo está bem próximo de anunciar seu novo técnico. Nesta segunda, 10, membros do comitê executivo de futebol do clube almoçaram com Paulo Autuori e o encontro foi considerado positivo pelo Botafogo.
Apesar da identificação com o Alvinegro, pelo qual foi campeão brasileiro em 1995, o nome não é unanimidade na cúpula de futebol. No entanto, alguns fatores pesaram para a escolha dele frente aos 30 nomes analisados.
A lista
Assim que foi sacramentada a saída de Alberto Valentim do comando técnico do Botafogo , a cúpula executiva do Clube passou a estudar uma lista com aproximadamente 30 nomes. Nela, profissionais estrangeiros e brasileiros — entre os quais Celso Roth, Paulo Bonamigo, Rodrigo Santana, Jair Ventura e, claro, Paulo Autuori.
Fatores de peso
A grave crise financeira pela qual passa o Botafogo é de conhecimento geral no mercado brasileiro. Por isso, o comitê descartou investir em um profissional estrangeiro — desejo de boa parte da torcida botafoguense. Segundo um membro da diretoria, um técnico sul-americano não entenderia o momento do Clube.
Por outro lado, um treinador brasileiro além de “ciente” do cenário no Alvinegro, convive ou já esteve próximo desta realidade em outro clube no Brasil.
Montenegro
Descartado o treinador “de fora”, o comitê avançou em profissionais domésticos. A partir daí, a mão de Carlos Augusto Montenegro pesou por Autuori — com o qual tem boa relação desde 1995, quando apostou no profissional desconhecido do mercado nacional.
PUBLICIDADE
Experiência no Japão
Além de ser o nome preferido de Montenegro, Paulo Autuori se enquadra no teto salarial do Clube e tem passagens pelo futebol do Japão — país de origem de Honda, principal reforço do Botafogo para temporada. O treinador passou pelo país em 2006 (Kashima Antlers) e 2015 (Cerezo Osaka).
Aposta
Como antecipado pelo Fogo Na Rede, o perfil escolhido é de uma aposta. Apesar de colecionar títulos, Autuori na função de técnico, hoje, é encarado como tal. Ele já declarou que não tem intenção de atuar como treinador.
Principais conquistas do treinador
Título | Clube |
Campeonato Brasileiro 1995 | Botafogo |
Libertadores da América 1997 | Cruzeiro |
Libertadores da América 2005 | São Paulo |
Mundial de Clubes 2005 | São Paulo |
Plano B
Caso Paulo Autuori não aceite assumir o comando técnico do Botafogo, o Clube trabalha com a ideia de efetivação do auxiliar Bruno Lazaroni. No entanto, a recusa do treinador campeão brasileiro em 1995 é vista como improvável.
Seja o primeiro a comentar