Botafogo defende amplo debate sobre MP do Flamengo: ‘Pode ser interessante’

Loja Casual FC
Ricardo Rotenberg Botafogo SA
Foto: Vítor Silva / Botafogo

Publicada na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Medida Provisória 984, batizada de MP do Flamengo, está no centro do debate do futebol. A medida oferece aos clubes a prerrogativa de negociarem seus direitos de transmissão das partidas das quais são mandantes. Impactado pela decisão, o Botafogo acredita que a MP do Flamengo pode ser interessante, mas precisa ser debatida amplamente entre os clubes.

Pode ser interessante para os clubes, mas tem que ser discutida. Não pode ser levada para apenas um clube. Em geral, isso pode ser um fator multiplicador de receita para os clubes. Pode criar uma certa independência. A nossa posição é de criar um pool coletivo que discuta isso, que seja um coletivo. O Botafogo está à frente para criar uma associação de clubes, uma aliança. O Flamengo não propôs ao presidente (Jair) Bolsonaro pensando nos outros, mas somente nele. Nós vamos aos deputados, ao Rodrigo Maia, para propôr algumas mudanças para que a medida seja aperfeiçoada. Não queremos ter confronto com a Rede Globo, muito pelo contrário – pontuou Ricardo Rotenberg, membro do comitê executivo do Botafogo, ao “Canal do Nicola”.

Conheça a melhor linha retrô do Botafogo e ganhe 10% OFF com cupom FOGONAREDE

Hiper dependência da TV

A precaução do Botafogo ao abordar o tema da MP do Flamengo pode ser entendida pela dependência do Clube nas receitas da televisão. O último balanço divulgado mostrou que quase 50% das receitas do Botafogo são oriundas dos direitos de transmissão e cotas de TV da Rede Globo.

Leia mais: Botafogo S/A: ex-dirigente revela que será investidor do projeto

As finanças do Clube, inclusive, foram tema de análise da PLURI Consultoria. Segundo o diretor Munir Dargham, o Botafogo deveria ter a origem de suas receitas mais bem distribuídas.

O Botafogo depende muito de TV. Você não pode ter 50% de dependência da TV. Para este momento, na terra arrasada que a covid-19 gerou, não é de todo ruim. Porque você não tem bilheteria, venda de jogador. Mas fora deste cenário, é preciso fomentar outras receitas. De fato, a receita do Botafogo vindo do torcedor é muito baixa. Clubes muito menores têm melhor performance neste quesito – lembrou.

Leia mais: Botafogo define posições prioritárias por reforços para o Brasileiro

Ameaça de rompimento de contrato

Detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca até 2024, a Rede Globo entrou com uma ação judicial contra o Flamengo. A emissora ameaça romper o contrato com todos os clubes do Rio caso o rubro-negro transmita seus jogos como mandante. A informação foi publicada pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL.

Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook

Comentários

Sobre Diego Mesquita 1556 Artigos
Botafoguense, 36 anos. Formado em Jornalismo pela FACHA (RJ), trabalhou como assessor de imprensa do Botafogo F.R em 2010. Hoje, é setorista independente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*