By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
Fogo na RedeFogo na RedeFogo na Rede
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
    • Futebol
    • Elenco Masculino 2024
    • Elenco Feminino 2024
    • Elenco Masculino 2025
    • Base
    • Futebol Feminino
    • Futsal
    • Basquete
    • Vôlei
    • Skate
    • Taekwondo
    • Resultados Botafogo
  • Coluna do Editor
  • Na Imprensa
  • Expediente
  • Contato
  • CODIGOSBONUS
Lendo: José Colagrossi projeta Botafogo S/A: ‘Fim do ciclo de derrotas’
Compartilhe
Font ResizerAa
Fogo na RedeFogo na Rede
  • Home
  • Notícias
  • Coluna do Editor
  • Na Imprensa
  • Expediente
  • Contato
  • CODIGOSBONUS
Search
  • Home
  • Notícias
    • Futebol
    • Elenco Masculino 2024
    • Elenco Feminino 2024
    • Elenco Masculino 2025
    • Base
    • Futebol Feminino
    • Futsal
    • Basquete
    • Vôlei
    • Skate
    • Taekwondo
    • Resultados Botafogo
  • Coluna do Editor
  • Na Imprensa
  • Expediente
  • Contato
  • CODIGOSBONUS
Have an existing account? Cadastrar
Siga-nos
Imagem com Link
Bet365
Fogo na Rede > Futebol > José Colagrossi projeta Botafogo S/A: ‘Fim do ciclo de derrotas’
José Colagrossi Botafogo S/A
Futebol

José Colagrossi projeta Botafogo S/A: ‘Fim do ciclo de derrotas’

Atualizado: outubro 4, 2019 15:22
Diego Mesquita
Publicado: outubro 1, 2019
Compartilhe
Divulgação
Compartilhe
José Colagrossi Botafogo S/A
José Colagrossi torce por Botafogo S/A: ‘Não tem plano B’. Divulgação

Desde junho, quando da apresentação do estudo encomendado pelos irmãos Moreira Salles à Ernst & Young, o Botafogo caminha para virar empresa. A mudança tem entusiasmado torcedores ilustres, como o Diretor-Executivo do IBOPE Repucom, José Colagrossi, que não esconde a ansiedade pela Botafogo S/A.

Contents
Confira a íntegra da entrevista:Sem a generosa receita estatal da Caixa, muitos clubes se viram em dificuldades para fechar com um patrocinador master. Outros optaram pela nova oportunidade de mercado: os bancos digitais, que por sua vez exigem metas de retorno para aumentarem a receita de patrocínio. Ou seja, tal qual as cotas de TV hoje, são receitas variáveis. Esta é uma tendência do mercado de patrocínio daqui para frente?Sem patrocinador master desde a saída da Caixa, o Botafogo teve oportunidade de fechar com bancos digitais, mas não aprovou o modelo – que a partir de agora demanda esforço do Clube para converter a ativação da marca em vendas. Esta decisão do Botafogo, na contramão do mercado, é justificada pelo cenário ainda amador vigente no Clube?Mensalmente, a IBOPE Repucom divulga um ranking digital dos clubes brasileiros. Na lista, o Botafogo é apenas o 13º colocado – atrás de todos os rivais do Rio. Para o mercado hoje, qual o peso destes números sob a perspectiva de obtenção de novas receitas?O Botafogo caminha para se tornar empresa e, por consequência, profissionalizar sua gestão. Nesta nova realidade, o que muda para o Clube em termos de gestão de entretenimento esportivo e marketing?Nas redes sociais você se mostra bastante entusiasmado com a nova possibilidade do Botafogo virar clube empresa e chega a falar em “salvação”. Como torcedor, o que você projeta para o Clube a partir da profissionalização?Ainda que a participação dos Moreira Salles não esteja garantida, qual o peso do nome deles para o mercado?Dado todo o seu conhecimento na área, você está contribuindo ou foi procurado para contribuir profissionalmente neste processo de reestruturação do Botafogo?Com a crise econômica, profissionais do jornalismo estão migrando para a internet com canais próprios ou veículos independentes – alguns se antecipando à demissão, outros pela liberdade. Dentro de uma gestão profissional, como os profissionais independentes devem ser vistos pelos Clubes?Em 2018, você fez uma análise do patrocínio de camisa nos grandes clubes da América Latina e observou que grandes marcas, como Coca Cola, Kia e Qatar Arways, por exemplo, não estão aqui por inúmeros fatores. Acredita que em 2019 estas marcas podem entrar no futebol brasileiro? E, assim sendo, o modelo tende a ser o dos bancos digitais, com receitas variáveis a partir de metas de retorno?

Nas redes, o diretor do IBOPE tem interagido com os botafoguenses e se posicionado sobre o processo da profissionalização do Clube.

Com exclusividade, José Colagrossi conversou com o Fogo Na Rede e tratou sobre Botafogo S/A a partir da perspectiva do marketing, sua especialidade.

Confira a íntegra da entrevista:

Sem a generosa receita estatal da Caixa, muitos clubes se viram em dificuldades para fechar com um patrocinador master. Outros optaram pela nova oportunidade de mercado: os bancos digitais, que por sua vez exigem metas de retorno para aumentarem a receita de patrocínio. Ou seja, tal qual as cotas de TV hoje, são receitas variáveis. Esta é uma tendência do mercado de patrocínio daqui para frente?

— A saída da Caixa abriu espaço para diferentes modalidades de parcerias de patrocínio, o que é benéfico como um todo para os clubes e patrocinadores. O patrocínio atrelado a vendas, uma destas novas modalidades, pode ser muito interessante se o clube souber, através de ações de ativações, impactar as vendas do produto, promovendo-o. Agora, é importante frisar que vendas também dependem de uma série de variáveis totalmente fora do controle do clube, como por exemplo economia, competição, mercado, distribuição, qualidade do produto ou serviço sendo oferecido, preço etc. O importante nestes casos é que tanto clube quanto patrocinador entendam as responsabilidades de cada um e tenham condições de executar o plano proposto.

  • Após reunião do Conselho, VP de finanças faz balanço sobre Botafogo S/A

Sem patrocinador master desde a saída da Caixa, o Botafogo teve oportunidade de fechar com bancos digitais, mas não aprovou o modelo – que a partir de agora demanda esforço do Clube para converter a ativação da marca em vendas. Esta decisão do Botafogo, na contramão do mercado, é justificada pelo cenário ainda amador vigente no Clube?

— Eu não trabalho no clube e não tenho detalhes destas negociações ou das razões que fizeram o clube rejeitar esse modelo de patrocínio. Portanto, não posso opinar especificamente sobre o esforço comercial do clube. Agora, se o clube rejeitou esse modelo por achar não ter condições de converter a ativação em vendas, foi então uma atitude correta.

More Read

durcesio mello botafogo diretor futebol
Botafogo espera anunciar diretor de futebol na próxima semana
Apresentado, Lucas Piazon revela motivação para acertar com Botafogo: ‘Projeto com investidor’
Botafogo x CRB: sem Gilvan e com Kanu de volta à zaga, veja provável escalação
Grupo define apoio à candidatura de Durcesio Mello no Botafogo
Eduardo sente desconforto muscular e vira dúvida no Botafogo contra o Santos no Campeonato Brasileiro
José Colagrossi em palestra na CBF. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Mensalmente, a IBOPE Repucom divulga um ranking digital dos clubes brasileiros. Na lista, o Botafogo é apenas o 13º colocado – atrás de todos os rivais do Rio. Para o mercado hoje, qual o peso destes números sob a perspectiva de obtenção de novas receitas?

— Certamente da maior importância. Patrocinadores desejam visibilidade e engajamento, que levam à construção de marca que eventualmente resultam em novas vendas. Engajamento acontece, em grande parte, no mundo digital. Por isso todos clubes devem investir no digital para se aproximar, assim como seus patrocinadores, dos torcedores.

O Botafogo caminha para se tornar empresa e, por consequência, profissionalizar sua gestão. Nesta nova realidade, o que muda para o Clube em termos de gestão de entretenimento esportivo e marketing?

— Não posso falar pelo clube nem pela equipe que lidera esse processo pois não sou parte formal deste esforço. Colaboro apenas como torcedor. Entretanto, falando genericamente sobre gestão de futebol como um todo, posso afirmar que a diferença entre o profissional e o amador é a diferença entre o bem feito e o feito mais ou menos. Digo sempre aos meus alunos na ESPM, Trevisan e Insper, que o único “amador” que teve sucesso consistente no Brasil foi o Amador Aguiar, fundador do Bradesco.

Nas redes sociais você se mostra bastante entusiasmado com a nova possibilidade do Botafogo virar clube empresa e chega a falar em “salvação”. Como torcedor, o que você projeta para o Clube a partir da profissionalização?

— Entendendo que seria um trabalho de longo prazo, projeto estar de volta ao futuro. Além disso, projeto o fim deste ciclo de derrotas, fracassos, frustrações e apequenamento que dominou a história do clube neste século. Não existe plano B. Enfim, ou fazemos isso ou iremos virar um América, com todo o respeito ao Mequinha, claro.

More Read

gustavo sauer botafogo
Fora desde o clássico contra o Flamengo, Gustavo Sauer, do Botafogo, passará por cirurgia no tornozelo
Próximo adversário do Botafogo, Vasco é um dos piores visitantes do Brasileirão; veja números
Convocado para Seleção Brasileira Sub-20, Matheus Nascimento desfalca Botafogo no Brasileiro
Botafogo paga salários atrasados a atletas da base e funcionários
Lúcio Flávio lamenta empate com Athletico e pede por jogo contra Fortaleza terça: ‘Só Botafogo tem prejuízo’

A torcida não está se renovando, estamos ficando acostumados à mediocridade, a torcida sempre é para não cair, e a indignação fica cada vez mais contida. Portanto, falo de “salvação” com enorme preocupação mas responsabilidade na minha afirmação.

  • Otimista, Manoel Renha torce por Botafogo S/A: ‘Dias melhores’

Ainda que a participação dos Moreira Salles não esteja garantida, qual o peso do nome deles para o mercado?

— Deram credibilidade ao processo em seu início. Seremos sempre gratos a eles.

  • André Barros quer Moreira Salles no Botafogo: ‘Principalmente’

Dado todo o seu conhecimento na área, você está contribuindo ou foi procurado para contribuir profissionalmente neste processo de reestruturação do Botafogo?

— Colaboro como torcedor como posso. Recentemente, por exemplo, lancei uma campanha no meu Twitter para que a torcida gere conteúdo positivo nas mídias sociais, sempre difícil, entendo, quando o clube perde vários jogos seguidos.

https://twitter.com/JColagrossiNeto/status/1178308128334651393

Com a crise econômica, profissionais do jornalismo estão migrando para a internet com canais próprios ou veículos independentes – alguns se antecipando à demissão, outros pela liberdade. Dentro de uma gestão profissional, como os profissionais independentes devem ser vistos pelos Clubes?

— Como uma excepcional oportunidade de parceria midiática. Então, veículos independentes, como esse, permitem ao clube gerar conteúdo de qualidade e engajador com agilidade e eficiência.

More Read

arena grêmio enchente rio grande do sul
Brasileirão: Botafogo e Grêmio chegam a acordo para troca dos mandos de campo; clubes dependem da aprovação da CBF
A dois pontos do Z4, Botafogo tem 23% de risco de rebaixamento, aponta matemático
Botafogo prepara anúncio de Volt como nova fornecedora para o final deste mês
Piazon reclama de vaias da torcida e não garante permanência no Botafogo: ‘Depende de muitos fatores’
Dia 4: Valentim esboça time que enfrenta Volta Redonda no Carioca
  • Jefferson projeta Botafogo como referência: ‘Não pode errar mais’

Em 2018, você fez uma análise do patrocínio de camisa nos grandes clubes da América Latina e observou que grandes marcas, como Coca Cola, Kia e Qatar Arways, por exemplo, não estão aqui por inúmeros fatores. Acredita que em 2019 estas marcas podem entrar no futebol brasileiro? E, assim sendo, o modelo tende a ser o dos bancos digitais, com receitas variáveis a partir de metas de retorno?

— O novo mercado de patrocínio esportivo suporta modelos diferentes, que vão do tradicional, baseado em construção de visibilidade, ao modelo de verba por vendas. Isso é positivo pois permite que mais empresas possam entrar no mercado.

Espero que marcas que patrocinam futebol na América Latina, mas não no Brasil, voltem ao mercado nacional a partir de 2020.

Mas para isso, os clubes têm que saber construir propostas de parcerias comerciais que façam sentido. A época da “Sua Marca Aqui” numa apresentação em PowerPoint acabou. Clubes que não se adequarem à nova realidade do mercado de marketing esportivo vão acabar juntos. Espero, torço, rezo, e faço o que posso para que o nosso Glorioso não seja um destes.

Comentários

System of a Down vai se apresentar no Nilton Santos, estádio do Botafogo, em 2025
Artur Jorge, do Botafogo, é indicado ao prêmio de melhor técnico do mundo; veja lista
Chamusca reconhece erros do Botafogo, mas valoriza Bangu: ‘Defesa consistente’
Damián Suárez tem lesão na panturrilha e é dúvida para jogo contra Atlético-GO
Botafogo x Portuguesa: venda de ingressos aberta para jogo pelo Campeonato Carioca
Share This Article
Facebook Email Printar
19 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o @fogonarede

E saiba tudo sobre o Botafogo!
14kCurtir
22kSeguir
7kSeguir
24.2kInscreva-se
344Seguir
16kSeguir

Weekly Newsletter

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]
Popular News
lucas perri botafogo náutico são paulo
Futebol

Principal revelação no gol: conheça Lucas Perri, ex-Náutico, novo reforço do Botafogo

Redação
agosto 16, 2022
Futuro de Gatito no Botafogo depende da permanência na Série A
Às vésperas do Super Mundial, Fifa valoriza o Botafogo: ‘Cedeu 47 jogadores à Seleção, mais que qualquer outro clube’
Palmeiras entra na disputa pelo zagueiro Jair, do Santos, alvo do Botafogo
Santos sonda Kanu, do Botafogo, para a vaga de Luan Peres, de saída para França
- Advertisement -
Ad imageAd image

Categorias

  • Futebol
  • Futebol feminino
  • Base
  • Futsal
  • Basquete
  • Vôlei
  • Resultados Botafogo

Sobre

Fogo na Rede é um veículo profissional especializado na cobertura do Botafogo: últimas notícias, jogos e muito mais!
Institucional
  • Por que o Botafogo tem esse nome?
  • Por que o Botafogo é conhecido como clube da Estrela Solitária?
  • Quando o Botafogo virou SAF?
  • Por que chamam Rodrigo Maia de Botafogo?
Futebol
  • Elenco profissional masculino 2025
  • Elenco profissional masculino 2024
  • Elenco profissional feminino 2024

Contato

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!

[mc4wp_form]
© 2019 - 2025 | Fogo na Rede. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário ou email
Senha

Esqueceu a senha?