Há três jogos sem sofrer gols, o Botafogo vai solidificando a ideia de jogo proposta por Luis Castro. O equilíbrio defensivo da equipe rendeu ao zagueiro Adryelson o prêmio de Craque do Jogo na vitória sobre o Goiás, no Serrinha, pelo Brasileiro.
Para o técnico Luis Castro, a evolução defensiva do Botafogo é fruto de um maior conhecimento dos atletas entre si. Vale lembrar que o Alvinegro contratou mais de um time inteiro de reforços nas duas janelas de transferências. Em coletiva de imprensa, Castro explicou a que se deve a boa fase da defesa do Botafogo.
— A um maior conhecimento dos jogadores entre eles. E também a uma capacidade de tornar o bloco mais curto e dar mais capacidade ao adversário no interior da equipe. Além disso, uma maior capacidade de pressionar à frente logo no início de construção do adversário, não deixando chegar a bola tão limpa às zonas que normalmente o adversário quer para definir a jogada.
Leia também: Jair admite ‘clima de velório’ após derrota do Goiás para Botafogo: ‘Estávamos acostumados a não perder’
Arte de defender
Segundo o português, defender é uma obrigação dos 11 jogadores e, por isso, uma tarefa ainda mais difícil do que atacar.
– Tenho dito muitas vezes que a arte de defender é tão árdua como a arte de atacar. Há quem ache que defender é mais fácil, mas eu acho que é muito mais difícil defender do que atacar. Enquanto defender tem que ser um trabalho de 11 jogadores, muitas vezes o ataque resume-se a um jogador driblar dois ou três e pode fazer um gol – afirmou Castro, na entrevista coletiva – disse para concluir:
– Essa arte de defender a equipe nesse momento tem controlado bem, nos últimos jogos não temos sofrido gols. Isso é um grande trabalho dos nossos jogadores. Eu digo aqui o que disse a eles no vestiário, parabéns a todos eles pelo grande trabalho que tem feito ao longo da semana e por ter conseguido colocá-lo dentro do jogo – completou.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Palmeiras, segunda, 3, às 20h, no Nilton Santos pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Siga-nos no Twitter | Siga-nos no Instagram | Siga-nos no Facebook
Seja o primeiro a comentar